Está na categoria de pessoas que estão acima do peso? Não tem problema. Você também pode correr.
O primeiro passo é ir em busca de um check-up médico, com avaliação física. Os exames vão apontar se o coração e os pulmões estão saudáveis. Essa é a forma de entender em qual nível seu corpo está. Também é essencial buscar um educador físico, que vai preparar um treino personalizado, com base em seu histórico.
O especialista em corrida e professor de Educação Física Nei Robson faz um alerta: “Se você está acima do peso, é ideal que comece com caminhadas, depois trotes e, por fim, corrida propriamente dita. Respeitar esse processo ajuda a evitar lesões e quaisquer riscos inerentes ao excesso de exercício para o seu corpo. Assim, as chances de você continuar e melhorar a cada dia são ainda maiores”.
A corrida é um dos esportes mais democráticos e, por vezes, a primeira opção esportiva escolhida pelas pessoas que querem sair do sedentarismo e entrar para um universo mais leve.
Por mais simples que pareça iniciar a corrida, bastando colocar o tênis e sair pra pista, existe uma série de cuidados, independente de seu peso. Esteja você com alguns quilinhos a mais ou não, a avaliação médica e física são indispensáveis para que você desfrute dos benefícios da atividade física.