“Nutri que corre” orienta sobre como conciliar folia, alimentação e treinos

Água de coco pode e deve ser associada a outros produtos

Chegou o Carnaval! É época de folia ou de descanso para muita gente, mas há aqueles que precisam garantir os tradicionais “#cumpriu” ou “#tápago” na planilha. Entra em cena então o “bloco” dos corredores.

Bianca Passos traz dicas de alimentos e sucos para não deixar treinos de lado na folia

blog Corrida de Rua traz dicas da nutricionista clínica, funcional e esportiva Bianca Passos sobre o que fazer e comer para repor as energias de quem vai pular Carnaval e também treinar.

“O Carnaval é época de festa, mesmo assim, muitos corredores mantêm seus treinos para não perder o pique e manter seus objetivos. É normal o reduzir o volume de treinos nessa época e aumentar e/ou abusar de alimentos mais calóricos e gordurosos e bebidas alcoólicas, afinal Carnaval é uma vez ao ano”, ponderou a especialista.

“Sabemos que treino x gorduras e álcool não são muito aliados quando se trata de corrida. Após o Carnaval, o corredor deve iniciar um processo de desintoxicação alimentar para limpar o organismo dos abusos cometidos e prepará-lo para um novo ritmo de treinos”, disse Bianca Passos.

Sucos

O primeiro passo é eliminar o álcool do organismo. O ideal é usar alimentos que favorecem a isso. Seguem abaixo dicas de sucos que podem ser consumidos ao acordar ainda em jejum e que são diuréticos e drenantes, o que auxilia muito no processo de desintoxicação.

Água de coco pode e deve ser associada a outros produtos

Opção 1: – 1 copo (200 ml) de água de coco + 1 colher de sopa de couve  + 1 folha de chicória + 2 folhas de hortelã + 1 pitada de gengibre  + 1 limão + chia

Opção 2: – 1 copo (200 ml) de água de coco + 1 colher de sopa de couve (crua )   + 1 cenoura média crua + 1 maçã pequena + 1 colher de sobremesa gergelim.

Opção 3: – 1 copo (200 ml) de suco de melancia (2 fatias médias) + 2 folhas de hortelã + 1 rodela de gengibre  + 1 colher de sobremesa de semente de linhaça. 

Opção 4: – 1 copo (200 ml) de suco de abacaxi (1 fatia) + 2 folhas de hortelã + gengibre + 1 colher de sobremesa de semente de linhaça + salsão.  

***Consumir sucos não coados, pois quanto mais fibra, mais saciedade e maior será a eliminação do conteúdo ingerido.

Hidratação

“O segundo passo é abusar de grande quantidade de água, A água purifica o organismo, especialmente para quem abusou de álcool. Aumente o seu consumo de água, no mínimo, 3 litros /dia, que podem também  ser substituídos por saborosos chás.

Chás

Os chás melhoram a retenção de líquidos e consequentemente o inchaço, e tem efeitos diuréticos: Esses são os mais bacanas: Chá verde/Hibisco/chá de hortelã /alcachofra/cavalinha.

***Devem ser preparados em infusão em vasilhas de vidro ou louça e acrescentar a folha em água quente,  tampar e deixar descansar pó 5 minutos. Ideal é consumir sem açúcar ou adoçantes artificiais.

Almoço

Filé de frango é uma ótima pedida

No almoço, dê preferência a carnes magras e brancas de fácil digestão e leves, como filé de frango ou peixe claros. Prefira usar panelas aderentes que não necessitam de óleos e lembre-se que azeites são utilizados sem aquecimentos. Abuse dos temperos naturais como limão e vinagre e ervas que dão sabor ao alimento.

Jantar

No jantar, uma sopa leve deve ser ideal. “Se tiver treino logo pela manhã, sugiro sopa de batata e couve, o que vai dar um “UP” no treino matinal”, afirmou Bianca.

Frutas

Frutas como maçã e abacaxi são ideais para consumir nos lanches e após as refeições, pois elas têm poder de auxiliar na digestão e são diuréticas, assim como a melancia e o melão.

Dieta detox

As dietas detox devem ser usadas, no mínimo, 3 dias e, no máximo, 7 dias, não esticando nunca esse prazo, ou pode atrapalhar no lugar de ajudar, com perda de massa magra.

Consulte sempre uma nutricionista para acompanhar qualquer mudança na sua alimentação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *