Simone Ponte Ferraz (APA/SECEL Jaraguá do Sul-SC), com 37.30, e Wendell Jerônimo Souza (Cantão Atletismo-MT), com 31.54, venceram a categoria adulta da Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country, realizada neste domingo (13/3), no município de Serra (ES). Eles superaram os adversários nas cinco voltas dadas no circuito de 2 km, montado no Condomínio Alphaville Jacuhy.
A competição definiu a seleção brasileira que representará o País no Pan-Americano e Sul-Americano da modalidade, no dia 27 de março, também em Serra (estão pré-inscritos atletas do Canadá, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, México, Paraguai e Uruguai).
“É uma alegria vencer uma competição importante como essa. É um grande presente de aniversário”, comentou Simone, representante do Brasil nos 3.000 m com obstáculos nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, que completou neste sábado (12/3) 32 anos.
“Achei o circuito rápido, mas com muitos ‘buraquinhos’ que atrapalham um pouco o ritmo. O calor também estava muito forte”, disse a atleta, que é orientada pelo técnico Abel Curtinove.
“Em Jaraguá, também está calor e, por isso, não senti tanto. Agora é disputar o Pan e depois buscar o índice para o Mundial de Oregon”, completou, referindo-se ao campeonato marcado para o período de 15 a 24 de julho, nos Estados Unidos.
Maria Lucineida Moreira (Projeto Atletismo Campeão-PE) e Núbia de Oliveira Silva (APA Petrolina-PE) ficaram na segunda e terceira colocações, com os tempos de 37.45 e 37.51, respectivamente.
No adulto masculino, a chegada foi impressionante, com todos os atletas extenuados pelo forte ritmo e calor de quase 30 graus. Wendel fez uma prova conservadora, no segundo pelotão, e só partiu para a vitória a menos de 1.200 m para a chegada, completando com 31.54.
“Estava muito quente e procurei me resguardar para o final”, contou o corredor de 30 anos, que mesmo cansado conseguiu comemorar a qualificação para a sua primeira seleção brasileira. “Estou muito feliz e espero ir bem também no Pan”, concluiu o atleta nascido em Pontes e Lacerda MT), onde ainda treina, recebendo as orientações por internet do técnico Adauto Domingues.
Marciel Miranda de Almeida (CARN-RN) quase não completou a prova. Ele cruzou a linha de chegada literalmente rolando no chão, com 32.20, depois de puxar o ritmo o tempo todo e cair pouco antes de completar a corrida. Precisou de atendimento médico e foi levado para a UPA da região para tomar soro. Gilberto Silvestre Lopes (ABDA-SP), seis vezes campeão da Copa Brasil, terminou em terceiro lugar, com 33.33.
Os três primeiros colocados receberam suas medalhas na cerimônia de premiação das mãos de Henriete Sartori, vice-presidente da Caixa, e de Edson Luciano Ribeiro, vice-presidente da CBAt e dono de duas medalhas olímpicas.
Outras categorias
No Sub-20, Jânio Marcos Varjão (Barra do Garças-MT) foi o campeão dos 8 km, com 27.38, seguido de Emanuel Silva Santos (CARN-RN), com 28.12, e de Vitor Miguel Redlinski (FME Timbó-SC), com 28.18. “Estava muito confiante na vitória. Fez uma excelente preparação para ser convocado para o Pan”, disse Jânio, de 18 anos, campeão brasileiro sub-20 dos 1.500 m, que estreou em provas de cross country. “Era meu sonho ganhar a Copa Brasil desde que comecei há quatro anos.”
No feminino, Gabriela de Freitas Tardivo (IPEC-PR) venceu bem, completando os 6 km, em 23.33. Aylana Ferreira Cezar (AD Centro Olímpico-SP) ficou em segundo lugar, com 23.44, seguida de Ana Beatriz Trajano (ABDA-SP), com 24.42. “Foi uma prova muito difícil em função do calor. O percurso é bem legal, mas terminei exausta”, comentou Gabriela, de 17 anos, dona de vários títulos brasileiros nas categorias de base. A prova teve largada às 11:30, com 31 graus de temperatura.
No Sub-18 masculino a vitória nos 6 km foi de Vinícius Moraes Costa (ABDA-SP), com 21.07, seguido por Pedro Henrique de Luz de Freitas (Ascort-RS), com 21.12 e Luiz Guilherme Maciel Melo (Unifor-CE), com 21.30. No Sub-18 feminino as gêmeas Helena e Ana Mees Valério (PM São José dos Pinhais-PR) ficaram com as duas primeiras colocações nos 4 km. Helena foi a campeã com 16.10 e Ana a segunda colocada com 16.18. Marcella Cocenza Marinelli (Orcampi-SP) completou o pódio com 16.24.
Cleiton Cezário Abrão e Jaqueline Weber, presidente e vice-presidente da Comissão de Atletas da CBAt, acompanharam as disputas da Copa Brasil. Eles tiveram a missão de conversar de com os participantes, ouvir reivindicações e levar ao conhecimento dos outros integrantes da Comissão, que é um órgão independente. “Aproveitei o sábado e domingo para falar com muita gente. Essa iniciativa é muito importante por sermos os representantes dos atletas junto a CBAt”, comentou Cleiton.
Presença ilustre
A competição teve a presença também de Ronaldo da Costa, representante do Programa Ídolos Loterias Caixa. Ex-recordista mundial da maratona, recordista sul-americano e brasileiro (2:05:06), o mineiro participou como atleta avulso dos 6 km, como forma de prestigiar o evento.
“É muito bom acompanhar essa competição, conversar e tirar fotos com os participantes. Estar perto do atletismo. Corri apenas 4 km dos 6 km porque tenho uma família para cuidar”, disse, brincando. Ronaldo bateu os recordes na Maratona de Berlim, em 1998. Aos 51 anos, ele trabalha como professor na Vila Olímpica de Samambaia, uma cidade-satélite de Brasília (DF).
Repercussão positiva
Para o vice-presidente da CBAt, Edson Luciano Ribeiro, foi positivo a Copa Brasil ter este ano um formato inédito. “Realizamos as etapas regionais e garantimos a participação dos três primeiros de cada categoria e gênero na etapa final de Serra. Tivemos também uma parceria fantástica com a Federação Capixaba, com o presidente André Schieck, que conseguiu um projeto incentivado para a realização da Copa Brasil e depois do Sul-Americano e Pan-Americano”, comentou. “Essa experiência inovadora pode ser melhorada ainda, fortalecendo o cross country nacional.”
O presidente da Federação Capixaba de Atletismo, André Schieck, comemorou o desenrolar do evento. “A integração entre o pessoal do Festival, desde as crianças até o adulto, foi muito positiva. Pudemos reunir muitos corredores, graças a um projeto incentivado, que teve o patrocínio da Vale”, comentou satisfeito.
A competição reuniu ao todo 512 atletas da categoria Sub-12 até o adulto, sendo 107 federados, que tentaram a qualificação para as competições internacionais, e 405 não federados, numa verdadeira festa de atletismo. Os federados representaram 50 clubes de 17 Estados e do Distrito Federal.
Os participantes desta etapa final foram qualificados nas etapas regionais, realizadas no dia 20 de fevereiro nas cidades de Castanhal (PA), Petrolina (PE), Bonito (MS), Poços de Caldas (MG) e Timbó (SC).
Alimentos
A competição arrecadou 217 kg de alimento não-perecível. Foram reciclados 2.800 copos de água, 506 medalhas e 18 troféus. O evento contou com a atuação de 50 árbitros e teve seis horas de transmissão pelo YouTube e Facebook da CBAt.
O total de alimentos arrecadado já foi destinado para a Casa de Repouso Clério Carvalho, que fica na Rua Castanheira, 156, em Balneário de Carapebus, em Serra.
Mais informações, como participantes e resultados completos: CLIQUE AQUI