Em abril, o Mestre Álvaro será palco para os maiores e melhores atletas de trail running do Brasil e do mundo. Essa será a primeira vez que o Brasil vai sediar uma etapa do Mundial de Kilometro vertical.
Ela será disputada no monte Mestre Álvaro, localizado no município de Serra, com 833 metros de altitude, considerado uma das maiores elevações litorâneas da costa brasileira e abrigando uma das últimas áreas de Mata Atlântica de altitude do Espírito Santo.
O VK ou Kilometro vertical consiste em subir a montanha da base ao topo no menor tempo possível. Vence quem faz o percurso de 4,8km com 1.000 metros de altimetria mais rápido.
O festival de esportes outdoor, que acontece nos dias 15 16 e 17 de abril, conta com quatro modalidades esportivas.
São elas:
- SKYRUNNING corrida de montanha (10km, 20km, 33km e 09km noturno)
- Kilometro vertival 5km
- bike XCM (35km e 70km)
- cross Duathlon (2k corrida + 35k bike + 9k corrida)
Para quem não quiser competir, haverá a caminhada guiada.
No sábado (16 de abril), terá a etapa da seletiva da seleção brasileira de Skyrunning, com provas de 10km, 20km, e 33km, e para os mais insanos haverpa o desafio hard level (tradução: nível difícil), que consiste em fazer uma das distancias durante o dia e depois fazer a prova noturna no mesmo dia.
Quem consegue completar o desafio ganha um atestado de insanidade e uma camisa exclusiva por sua conquista.
O Insanity Mountain Mestre Álvaro é considerado uma das provas mais difíceis do Brasil por conta da sua altimetria e distância. Esta é a primeira e única prova no Brasil a ter a chancela ISF (International Skyrunning Federation), sendo a segunda etapa do Campeonato Mundial de Quilometro Vertical.
De acordo com o organizador do evento, Ryan Rangel, o IMMA (Insanity Mountain Mestre Álvaro) é único evento do gênero no Estado com certificações nacionais e internacionais, o que coloca o ES na rota dos principais eventos esportivos do Brasil.
Este será o quinto evento de corrida realizado no Mestre Álvaro e já atrai a atenção de atletas do Brasil e do mundo. Já há a confirmação de atletas da seleção brasileira de Skyrunning, de seis mais estados brasileiros, além de países como Argentina, Chile e Espanha.
“No exterior, a corrida de montanha é famosa. Por aqui, está ganhando visibilidade agora, numa mistura de adrenalina, aventura, superação e velocidade”, disse Ryan.
As trilhas cruzam áreas da mata atlântica e passam por reservas particulares, mesclando single tracks, trilhas, pedras, raízes e trechos com rios e belas paisagens.
“Estamos há dois anos sem realizar a prova no Mestre Álvaro por conta da pandemia. Em 2019, realizamos o Insanity Mountain no Mestre Álvaro e foi um sucesso. Esse ano vamos repetir a dose e melhorar ainda mais o evento. A novidade fica por conta da caminhada para ver o pôr do sol do alto das 3 Marias, um dos picos do Mestre Álvaro. Os guias acompanham os atletas durante toda atividade. E na volta uma caminhada noturna com céu estrelado e iluminado. Então o pessoal pode esperar um visual de tirar o folego”.
A arena será montada na área do Sítio Recanto Mestre Álvaro e contará com área de estacionamento, stand de venda de produtos do agronegócio fabricados por produtores rurais da região e artesanato. Para as crianças, será montada uma área kids.
O canal oficial de divulgação e informações sobre o evento é o Instagram @insanitymountain. Lá acontecem lives e você encontra o link para inscrições.