Comumente chamada de treino com saltos, a pliometria vai muito além disso. O termo refere-se aos exercícios que envolvem o ciclo alongamento-encurtamento do músculo, onde utiliza-se muito da energia ou potencial elástico do músculo durante a realização dos movimentos.
Além disso, esse tipo de treinamento pode ser realizado para os membros superiores também, indo muito além dos saltos.
Preparador físico da Care Club, Robson Carvalho explica que os movimentos melhoram a força e o rendimento, essenciais para a performance na corrida. “Exercícios como saltos na caixa, polichinelo, lançamentos, aterrissagens e até mesmo flexão de braços são alguns
dos exemplos.”
O equilíbrio, elasticidade, mobilidade e concentração são alguns dos benefícios desse treino, mas é importante que ele seja realizado com cuidado. “Em relação aos treinos de salto, por exemplo, é preciso que o praticante saiba aterrissar de forma segura, além do controle na
intensidade de forma individual, dependendo do objetivo do praticante.”
A pliometria é uma ótima escolha para quem busca uma melhora no condicionamento físico e uma corrida mais rápida, só é interessante que o atleta que for praticá-la comece devagar, com pequenos saltos e movimentos, evoluindo conforme o corpo se adapta.
É importante que todo exercício tenha orientação e acompanhamento de um especialista, isso faz a diferença entre atingir ou não bons resultados.