Nutri que corre traz dicas de alimentos que ajudam a combater inflamações

A inflamação crônica do corpo, além de causar desconfortos físicos, pode afetar o mecanismo de fome e atrapalhar hormônios reguladores do metabolismo, fatores que vão provocar ganho de peso.

Além disso, com a chegada das temperaturas mais baixas e o tempo seco, característicos do outono-inverno, fazem com que essa época do ano seja propícia para o surgimento de gripes, resfriados e viroses.

Esse é o tema que a “Nutri que Corre”,  a nutricionista clínica, funcional e esportiva Bianca Passos traz para o Blog Corrida de Rua hoje.

“É importante que o sistema imune esteja fortalecido para combater essas doenças. Mas não é preciso correr para a farmácia e fazer um estoque de remédios, porque você pode encontrar grande ajuda na cozinha e na horta de casa.

Há alimentos que atuam como anti-inflamatórios e contribuem para reduzir a
produção de substâncias que estimulam a inflamação e deixam o organismo mais resistente a doenças.

Separei cinco alimentos que, além de combinar entre si e dar uma ótima salada ,
podem ser consumidos separados e diariamente, ou seja sem desculpa para treinar no outono – inverno porque está gripado!!”

Bianca Passos
Nutricionista

Abacate

O abacate possui em sua composição o beta-sitosterol, uma substância que tem ação anti-inflamatória em nosso organismo, fazendo com que as células exerçam melhor suas funções. Além disso, contribui também na diminuição de rugas precoces e também a celulite.

Vegetais de folhas verde escuras

Alguns estudos dizem que alimentos como espinafre e rúcula, por conterem muita Vitamina E, conseguem controlar moléculas pró-inflamatórias chamadas citocinas. Assim, a inflamação não chega nem a acontecer.

Tomates

Eles contêm licopeno, que ajudam a combater a inflamação dos pulmões e de outras partes do corpo. O melhor é que os tomates cozidos e preparados têm mais concentração desse composto, isso quer dizer que molhos também funcionam!

Beterraba

Não é só a cor que agrada na beterraba. Apesar do pigmento que dá a cor – a betalaína – ser por ele só um ótimo composto anti-inflamatório, ela contém muito antioxidante, Vitamina C e fibras, que ajudam também a proteger contra o câncer e doenças cardíacas.

Nozes

Além de ajudarem a combater a inflamação, os antioxidantes das nozes colaboram com a reparação dos tecidos que foram danificados por ela. Junto com os peixes e os vegetais de folhas verdes.

#Dicadanutri

Super salada verde

Ingredientes para a salada:
Folhas verdes de sua preferência ( alface, rúcula, agrião, mostarda, almeirão, chicória)
Beterraba ralada fina
Abacate picado em cubos
Nozes picadas grosseiramente
Tomate cereja à vontade

***Misturar todos os ingredientes de forma grosseira, o interessante dessa salada é o molho.
Ingredientes para o molho:
½ abacate grande ou 1 abacate pequeno, cortado ao meio e sem caroço
6 colheres de sopa de azeite de oliva
Suco de 2 limões (cerca de ¼ de xícara)
Um punhado de folhas de coentro adicione mais a gosto
Sal a gosto
1 copo de iogurte natural.
Orégano a gosto

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes para o molho de abacate cremoso num processador de alimentos pequeno ou liquidificador. Bata até que os ingredientes estejam bem misturados e prontos. Prove e ajuste a quantidade de sal e limão, a gosto. Guarde na geladeira até o momento de usar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *