Uma prova como a Ultra Terra da Laranja, disputada no último domingo (1º), em Jerônimo Monteiro, merece um destaque especial. Vou relatar o porquê.
A convite da organização, RS Runners, tive o privilégio de estrear no evento, cujas distâncias eram de 10, 23 (da qual participei), 35 e 55km.
A pacata cidade do sul do Estado entrou no clima da prova ainda na véspera, quando vários atletas foram se hospedar na Casa de Retiro. Todos na mesma “vibe” e naquele ambiente descontraído e de harmonia que envolve as corridas.
A acomodação, destinada a padres e seminaristas, abriu as portas para a confraternização de corredores capixabas (em sua grande maioria), mineiros e cariocas.
Carros particulares e transportes de viagens levaram uma movimentação diferente praquele local. Um jantar especial e apresentações musicais ao vivo tornaram ajudaram a conter a ansiedade de toda a turma no sábado.
O dia da prova começou fresco, mas o sol forte logo deu as caras e se tornou um “adversário” dos corredores durante todo o tempo.
A largada foi no reformulado Parque de Exposições de Jerônimo Monteiro, de onde os corredores largaram para suas respectivas distâncias de 20 em 20 minutos. De lá, pegaram a avenida principal até chegarem aos estradões da bucólica zona rural da cidade.
Uma oportunidade única de ter contato direto com a natureza, com o inconfundível cheiro de mato, gado pastando e o silêncio que impera nesses locais. Um momento super agradável de vivenciar e apreciar parte da rotina daquelas pessoas que vivem longe do agito das cidades grandes.
Correr num local como este e ainda ficar hospedado em um seminário só têm uma explicação: Deus! Obrigado, Senhor! E muito grato, RS Runners, na pessoa de seu proprietário, Roberto Oliveira.
Os resultados estão disponíveis no site Cronotag.
A equipe top da Foco Radical estava lá pra fazer fotos incríveis do evento. As imagens podem ser adquiridas no site.