O triatleta capixaba, educador físico e 10x Ironman Richard Soares vai partir para mais um desafio na sua carreira. Após já ter feito duas idas ao Rio de Janeiro de bike, em três dias, e no quarto dia correr 42 km na maratona na cidade maravilhosa, também já foi duas vezes para Belo Horizonte no pedal e, em uma delas, correu a famosa prova da “Volta da Pampulha”.
Agora, o triatleta, vice-campeão capixaba e vice-campeão panamericano de triathlon vai tentar um feito inédito! Nesta sexta-feira, dia 22 de julho, vai comemorar seu aniversario de uma forma bem diferente: o atleta quer ser o primeiro ciclista solo a cruzar o Estado do Espírito Santo em menos de 24 horas.
“Esse é um sonho antigo. Já tivemos dois grupos de ciclistas que fizeram esse desafio no formato quarteto, ou seja, um pedala enquanto os outros três ficam dentro do carro de apoio. Sendo assim, eles vão se alternando durante o trajeto conforme a estratégia traçada pelo grupo.
Nesse modelo, a logística é mais fácil, já que os atletas não precisam comer enquanto pedalam, além de poderem descansar, hidratar e até mesmo praticar hábitos de higiene pessoal. Eles voltam descansados e prontos para um pedal intenso em excelente ritmo.
“No meu caso, é mais complicado, porque a tendência é que, com o passar do tempo, o corpo vai cansando e a alimentação vai se tornando mais dificultosa. Minhas paradas devem ser rápidas. Ademais, vai virando uma batalha psicologia com as dores que vão surgindo em razão da extensa hora sentado no selin, com trepidação nos braços, o pescoço, as mãos etc.”
E o que vale para esse tipo de desafio é o tempo corrido total! Isto é, na hora que começa abre o cronômetro, que só ira parar no ponto final marcado. O tempo não para quando o atleta estiver parado. Richard Soares vai sair da divisa entre Pedro Canário com a Bahia e vai chegar na divisa de Mimoso do Sul com o Rio de Janeiro. Será um total de 460 km, aproximadamente. Ele contará com um carro de apoio para suporte com hidratação, comida e suplementação.