Foto: Natália Campregher (Guilherme Toledo/CBAt)
A pista de atletismo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, recebe no sábado (27/8), a partir das 8h25, a primeira edição do Desafio de Velocidade, que terá transmissão do vivo pelo YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
O evento reunirá 250 atletas das categorias sub-12, sub-14, sub-16, sub-18 e adulto. A final dos 100 m masculino adulto fechará a competição às 12:15. O Desafio será aberto com a disputa de quatro séries de 50 m rasos feminino do sub-12, que assim como o sub-14 e sub-16 não terá campeão. Todos receberão medalhas de participação. No sub-18 e adulto, estão previstas semifinais e finais.
Vários destaques da velocidade brasileira confirmaram presença no evento. No adulto feminino, Ana Carolina Azevedo (CT Maranhão-MA) e Lorraine Martins (Pinheiros-SP), atletas que integraram a seleção brasileira no Mundial do Oregon, Estados Unidos, em julho, estarão nos 100 m, assim como Anny Caroline de Bassi e Gabriela Aline Grunow (ambas de Balneário Camboriú-SC), finalistas do Troféu Brasil Loterias Caixa disputado no Rio, em junho. Estão confirmadas também Suellen Vitória de Sant Anna (AEFV-RJ) e Rita de Cássia Ferreira Silva (ASPMP – SP).
No masculino adulto, as atrações são Gabriel Constantino e Lucas Rodrigues da Silva (ambos da Equipe Medex-RJ), que participaram do Mundial do Oregon; Luís Gabriel Pereira Silva (MEM-SP) e Thamer Moreira Alves Villar (CAES-ES), atleta da casa, ainda sub-20, mas que competirá no adulto. Ele integrou a seleção no Mundial Sub-20 de Cáli, Colômbia, no início de agosto.
Já os destaques da categoria sub 18 são: Natália Campregher (APA/SECEL Jaraguá do Sul-SC), que também integrou a seleção no Mundial da Colômbia, Paulo Henrique Romualdo da Silva (IPEC-PR), Matheus Gerônimo Gama (IPEC-PR), Ângelo Miguel Thomaz Conceição (Benônio Gouvêa-ES), campeão brasileiro sub-18 nos 100 m, no fim de semana (20 e 21/8), em Bragança Paulista.
O Desafio de Velocidade será realizado pela Federação Capixaba de Atletismo, com patrocínio da Vale, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e em parceria com a CBAt, que entra com suporte técnico e transmissão pelo YouTube, e o Centro de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo.