Uma experiência e tanto! O ultramaratonista capixaba Edinho Borges está de volta a terras capixabas após passar um período de três meses em Boston (EUA), onde concluiu uma Especialização em Fitness Trainers (Personal trainer).
O curso é exigido para profissionais atuarem na área no país americano, tanto em academias quanto em grupos de corrida, e tem duração de três meses. Com o certificado em mãos, Edinho agora pretende trabalhar como técnico de corrida no Brasil.
“Concomitante a isso, também já estou fazendo aqui a graduação de Educação Física. Fui para os Estados Unidos com o objetivo de estudar e me capacitar para atuar com corrida de rua, que é uma modalidade que só me traz alegrias e ainda me permite realizar trabalhos voluntários”, disse Edinho.
Além de aprender, o corredor também teve a oportunidade de ensinar a Língua Portuguesa para os amigos do grupo de corrida no qual treinava: Harbor Run Club. “Foi uma troca muito legal, em que pude me comunicar por meio da corrida. Tive uma grande receptividade do grupo, que era formado só por americanos. A experiência agregou muito para mim”.
Já em Vitória, ele já faz novos planos. Em 2023, quer fazer a prova de 110km no Desafio da Patagônia, em abril. Outro objetivo é correr 100km na Ultra de Mont-Blanc, na França, para a qual precisa obter a classificação ainda.
“Gosto de conhecer lugares e pessoas. Tudo isso é muito importante pro corpo e pra mente. Já estou treinando a todo vapor novamente”, contou Edinho,