André Schieck, Ângelo Conceição, Gabriela Cazotti e Luana Aguilar
(Lucas Dantas/FECAt)
A Federação Capixaba de Atletismo realizou o Prêmio FECAt-2022, no auditório do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFSE). O prêmio está em sua quinta edição e a cerimônia de entrega dos troféus e medalhas foi no último sábado (4/2), quando a FECAt reconheceu e homenageou integrantes da comunidade pela participação e conquistas em competições e a todos que contribuíram para difundir e incentivar o atletismo no Estado do Espírito Santo.
André Schieck, presidente da FECAt, informou as categorias que foram premiadas: atletas com participação nos Campeonatos Estaduais Sub-14, Sub-16, Sub-18, Sub-20 e Adulto indicados pelos clubes; medalhistas e treinadores nos Campeonatos Brasileiros e Jogos Escolares ou Universitários Brasileiros (JEBs e JUBs); integrantes de seleções brasileiras; medalhistas em seleções brasileiras; e parceiros. “O prêmio existe desde 2018 e é um importante reconhecimento a todos que ajudam a desenvolver o atletismo no Estado”, disse André.
Na categoria medalhistas em Brasileiros e integrantes de seleções brasileiras foram premiados: Ângelo Miguel Thomaz Conceição, campeão dos 100 m, e Gabriella Cazoti Barcellos, campeã no lançamento do dardo – ambos no Sub-18 e competiram o Sul-Americano da categoria em São Paulo; e Thamer Moreira Alves Villar, bronze nos 100 m no Brasileiro Sub-18 e integrante da seleção brasileira que foi ao Mundial de Atletismo Sub-20 de Cáli (COL).
Também como medalhistas em Brasileiros receberam suas premiações Gustavo Henrique Santos, Walisson Breno Coelho Santos, Milena Gomes da Silva, Roni Fabio de Jesus Santos, Edimara Alves de Jesus, Davi Gabriel Bastos da Silva, Brayan Silva Litig, Kayo Victor Barcelos Silva e Arthur Nascimento da Cruz.
Ainda como integrantes de seleções brasileiras: Luana Soares Aguilar, ISF She Runs-Active Girl’s Lead; Viviane Regina Motta, 24º Campeonato Intercontinental das Américas; e o treinador Gabriel Gagliardi Barbero, Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-18.
Ronicleiton de Jesus Santos foi premiado como medalhista em Brasileiros e em competições internacionais por sua medalha de bronze no lançamento do disco nos Jogos Sul-Americanos da Juventude.
A FECAt ainda homenageou atletas que disputaram os Campeonatos Estaduais, em todas as categorias, do Sub-14 ao Adulto, indicados pelos seus clubes como destaques.
Os treinadores homenageados foram: Allan Rodrigues Batista, Carlos Henrique Rufino Gusmão, Carlos José Camilo de Oliveira, Diogo Mello da Rosa, Fernando Paes de Pontes, Gabriel Gagliardi Barbero e Jordana Carvalho Neves da Silva.
José Tadeu Carvalhinho, que tem uma vivência de 40 anos na arbitragem e foi um dos árbitros da equipe de partida dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro- 2016, foi premiado pela FECAt por sua contribuição na área.
Entre os parceiros que contribuíram para o desenvolvimento do atletismo em 2022 foram homenageados a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt); a Alphaville Jacuhy e a Fazenda Jacuhy; o Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico de Serra–Estação Conhecimento de Serra, representado por Ana Angélica Correa Valpassos Motta; o Restaurante Garfada Boa, por Welinton da Silva Pereira; a Secretaria de Esportes e Lazer do Estado do Espírito Santo (SESPORT); a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur); a Prefeitura Municipal da Serra, representada por Marcelo dos Santos Teixeira; a Universidade Federal do Espírito Santo, por Otávio Guimarães Tavares da Silva; e a Vale, por Mônica Avancini e Henrique Lobo.
Algumas dessas entidades participaram juntamente com a FECAt da realização da Copa Brasil, competição nacional, e dos Campeonatos Sul-Americano e Pan-Americano de Cross Country, eventos internacionais, realizados com sucesso em Serra, no ano de 2022.