O Ticket Sports, maior plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos da América Latina, acaba de disponibilizar uma pesquisa que ilustra o cenário das mulheres no esporte.
A pesquisa realizada ao longo de janeiro deste ano, tem como objetivo entender a participação do público feminino no esporte e em eventos esportivos por todo país. Os tópicos abordados foram de perfil demográfico e do comportamento das mulheres em eventos esportivos.
De acordo com as 3.030 respostas coletadas, a participação feminina no último ano foi de 45%, porém o número ainda é inferior aos participantes do sexo masculino. Além desse dado, que pode colaborar com os organizadores e marcas na produção de eventos mais inclusivos, novas modalidades como o ciclismo também foram adotadas pelo sexo feminino.
“Estamos pensando sobre questões como a participação feminina em eventos há muito tempo. Sempre conversamos com muitas mulheres e ouvimos algumas hipóteses sobre o porquê disso estar acontecendo, mas essa é a primeira vez que temos dados em mãos. O objetivo do material é apresentar algo palpável para marcas e organizadores e claro, para nós mesmos.”, comenta Gabriela Donatello, gerente de marketing do Ticket Sports.
“As mulheres querem ser ouvidas e os dados que coletamos nos ajudam a entender se há algo que pode ser feito para mudar esse cenário. Essas informações podem servir como uma oportunidade para que as marcas e os organizadores de eventos tornem o meio mais confortável e seguro para o público feminino se sentir cada vez mais motivado a ser parte do esporte.”, destaca Carolina Abrantes, editora de conteúdo do Ticket Sports.
Confira abaixo as informações disponibilizadas pela pesquisa.
Perfil das Mulheres no Esporte
Faixa etária- 42 anos. A média de idade entre as mulheres foi maior no público acima dos 40 anos e entre os motivos principais estão a carreira mais estável.
Renda Mensal– De 1 a 3 salários mínimos (R$ 1.302,00 a R$ 3.906,00). *O salário mínimo durante a realização da pesquisa era equivalente ao valor de R$ 1.302, 00.
Filhos- Das participantes da pesquisa 54,6 % possuem filhos, enquanto 45,4% não. De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, em 2022, o país registrou uma média de 1,94 filho por mulher, o que fez com que a média ficasse abaixo da taxa de reposição populacional, de 2,1 filhos.
Significado do esporte- Quando questionadas sobre o significado do esporte em suas respectivas vidas, 47% creditam a qualidade vida, 34% a saúde, 9,4% aos desafios, 5,1% autoestima, 2,1% estética e emagrecimento, e 1,4% a socialização.
Frequência- Segundo os dados 42% das mulheres praticam atividade de 5 a 6 vezes por semana e 8,2% de 1 a 2 vezes por semana. Além disso, foi possível perceber que 67,4% que praticam atividades de segunda a sábado foram mais incentivadas durante a juventude, enquanto 51,9% que atualmente treinam entre 1 e 2 vezes foram menos incentivadas.
Modalidades favoritas- Entre as modalidades favoritas das participantes da pesquisa, 23% destacaram a caminhada, 18% a corrida, 10% o ciclismo, 4,2% a travessia e 4% o Triathlon.
Local das atividades– 45,9% ao ar livre | 40,1% nas academias | 3,4% em casa | 2,8 % clube | 6,4% outros.
Representatividade- Quando a questão é a representatividade 75,6% das participantes se sentem representadas pelo esporte feminino.
Marca na cabeça das mulheres no esporte- Nike 14% | Adidas 5,4% | Asics 3,5 %.
Atleta mais lembrada pelas mulheres- A atleta mais lembrada pelas mulheres foi a jogadora Marta que foi citada por 17,5% das participantes.
Participação em eventos- 28,9% pretendem participar de 10 ou mais eventos esportivos, em 2023. Quando a pergunta é em relação à inclusão e participação, 85% das mulheres acreditam que as ações são inclusivas e que aceitariam participar de eventos exclusivos para o público feminino. Entre as distâncias preferidas estão as provas de corridas média de 7k a 15k.
Já quando o assunto é a desistência das provas, a questão financeira foi a mais citada.
Assédio- Entre as participantes da pesquisa, 86,6% comentaram que nunca sofreram qualquer tipo de assédio, enquanto 13,4 % afirmam que já passaram por essa situação. Além disso, 57% das mulheres que foram assediadas fisicamente ou verbalmente em alguma prova, participam acompanhadas de uma amiga, irmã ou conhecida.
Principais eventos- O evento mais citado pelas mulheres foi a Corrida da Mulher-Maravilha com 9,7%. Logo em seguida vieram o Circuito Vênus e o WRun com 4,9%, respectivamente, o W21k com 2,4%, e a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama com 2%.
Os resultados alcançados fazem parte de uma série de informações levantadas pelo Ticket Sports com o objetivo de colaborar com os organizadores e as marcas desse segmento.
A pesquisa completa está disponível gratuitamente na plataforma da empresa, reforçando uma das principais missões da empresa de disseminar conhecimento para o mercado.
Link da pesquisa: https://materiais.
Sobre o Ticket Sports
Fundado em 2015, o Ticket Sports é a maior plataforma de inscrições para eventos esportivos da América Latina e referência entre modalidades como corrida, ciclismo e triathlon. A empresa conta com mais de 900 mil atletas em sua base de dados e soma mais de 12 mil eventos já comercializados e mais de 5,5 milhões de inscrições vendidas.
O ecossistema da plataforma conta ainda com o aplicativo Ticket Sports, onde os atletas podem realizar inscrições e consultar calendário e histórico de provas; o portal Ticket Sports Hub com conteúdo voltado para organizadores de eventos; o Webrun, principal site de running do Brasil e o TS Summit, evento proprietário que acontece anualmente para discutir o mercado de eventos esportivos.
Para mais informações: https://www.