A Polar, líder mundial em wearables e tecnologia de frequência cardíaca, apresenta dados que ilustram o motivo da Finlândia ser considerada, pelo sexto ano consecutivo, o país mais feliz do Planeta. Premiada pelo World Happiness Report, a pesquisa mostra que muito além dos ótimos dados socioeconômicos do país, que garantem uma qualidade de vida de primeira qualidade, uma das justificativas para a recorrência desta premiação pode estar relacionada aos hábitos de atividade física que fazem parte da cultura do país.
Embora muitas vezes negligenciadas, a saúde física e mental são critérios cruciais por trás da classificação dos países no relatório divulgado em março – e este não é a única competição na qual a Finlândia lidera no mundo. De acordo com um relatório recente da OMS (Organização Mundial da Saúde), os finlandeses também são o povo mais ativo da Europa. No entanto, vale ressaltar que não estamos falando apenas das sessões de treinos realizadas semanalmente na academia, já que a Finlândia é uma das nações líderes quando se trata de exercício diário, ou seja, aquele que pode ser caracterizado por desde ir a pé ou de bicicleta para o trabalho.
Pesquisadores da Polar, acreditam que como e onde nos exercitamos são a chave para entender a felicidade finlandesa. “O alto nível de atividade física na Finlândia deve receber mais atenção quando a pesquisa de felicidade é discutida. A saúde física e mental não podem ser separadas, e os exercícios regulares são maneiras comprovadas de melhorar o humor e o bem-estar em geral”, afirmou a doutora Raija Laukkanen, diretora de colaborações científicas da Polar.
Para Laukkanen, a relação que os finlandeses têm com as atividades ao ar livre é o que os diferencia de muitos outros países. Atividades como esqui cross-country, caminhada nórdica e natação em lagos são passatempos diários que muitos nórdicos adoram, e que podem oferecer benefícios significativos de felicidade e bem-estar. “Na Finlândia, estar ao ar livre é muito natural para nós. Passamos muito mais tempo caminhando na floresta, acampando e levando nossas bicicletas para o trabalho do que outros países”, explicou a pesquisadora.
Além disso e ainda de acordo com pesquisadores da Polar, outro fator que incentiva essa cultura de atividade física são os altos níveis de conhecimento e tecnologia esportiva à disposição destes países. o que gera a fácil compreensão de que os exercícios fazem parte de uma vida saudável e que contribui para redução de doenças. “Nos países nórdicos, a atividade física é incutida em nós desde muito cedo, e nosso ambiente é a fonte de nossa energia”, acrescenta Laukkanen que também é fundadora da International Nordic Walking Association.
“Já temos estudos que comprovam que exercitar-se na natureza ou apenas visitar ambientes verdes e azuis reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca das pessoas, e que, inclusive, o exercício físico de intensidade moderada torna-se mais leve quando realizado ao ar livre, em comparação a ambientes fechados”, completa a doutora Laukkanen.
Outro ponto importante para manutenção da felicidade é o sono. Segundo dados de usuários dos relógios Polar de diferentes países mostram, os finlandeses dormem em média 7 horas e 45 minutos por noite, o que supera a média diária de outras nações. Para aqueles que procuram incorporar o estilo de vida finlandês em suas próprias vidas, os produtos e serviços da Polar ajudam as pessoas a entenderem melhor como se exercitarem, dormirem e se recuperarem, através do monitoramento de alta precisão e 24h da frequência cardíaca, diretamente no punho, além de tecnologias avançadas de monitoramento do sono e recuperação, como o SleepWiseTM, que além de avaliar a qualidade e quantidade do seu sono, também traz diariamente uma previsão dos seus níveis de energia para os momentos do dia que há por vir.