Fotos: Foco Radical
O atletismo nacional estará bem representado na 25ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, programada para o dia 20 de agosto, com largada na Praia do Leblon e chegada no Aterro do Flamengo, com 21.097 metros de um percurso rápido e bonito. O objetivo é voltar ao topo do pódio na Elite, o que não acontece há algum tempo. No masculino, José Marcio Leão ganhou em 2017, enquanto no feminino a última a subir no local mais alto foi Joziane Cardoso, em 2016. A prova terá largada a partir das 7h, com transmissão ao vivo pela TV Brasil e Youtube da Yescom.
O cronograma completo de largadas é o seguinte: 21 km – largada no cruzamento das avenidas Delfim Moreira e Borges de Medeiros próximo ao Jardim de Alah, no bairro do Leblon e chegada na Praça Cuauhtemoc – Aterro do Flamengo, a partir das 7hmim com os Cadeirantes e, a partir das 7h10min com os atletas de Elite, e 7h15min Premium e Pelotão Geral. A prova de 5k terá largada a partir das 6h30min na Praça Arquiteto Laércio Sampaio, em frente as quadras de society, e a chegada na Praça Cuauhtemoc.
O histórico nacional na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro contabiliza apenas sete vitórias no masculino e seis no feminino em 24 edições. Por isso, os brasileiros chegam ainda mais motivados para acabar com esse jejum de vitórias. Na Elite masculino, serão 23 atletas do país e um dos destaques é um ex-campeão, o mineiro Giovani dos Santos, campeão em 2016, e que no ano passado ficou com o terceiro lugar. Recentemente, ele ficou com o segundo lugar na 2ª Meia Maratona de Guarulhos (ganhou em 2022), mostrando estar em condições de brigar pela ponta.
Outros nomes fortes serão Fabio Correia, quarto colocado e melhor brasileiro na São Silvestre do ano passado; Gustavo de Souza, quarto em 2022; Ederson Vilela, campão pan-americano dos 10 mil em 2019; Rafael Novais, campeão da Meia Maratona de Santos 2013; Edson Emidio, vice na Meia Maratona de Santos 2023; Alessandro de Souza, campeão da 13ª Maratona das Cataratas em 2022; e Renilson da Silva, vice na Meia de Manaus no ano passado, entre outros.
Já na Elite feminino, com 13 brasileiras confirmadas, as atrações serão Larissa Quintão, quarta na Meia Maratona Internacional do Rio no ano passado e na 2ª Meia Maratona de Guarulhos 2023; Jaciane de Araújo, quinta na prova em 2022 e vencedora do Meia Maratona de Curitiba, também na temporada 2022; Jéssica Soares, campeã brasileira de Cross Country em 2023; Renata Santos, quarta colocada na Maratona Internacional de São Paulo 2023; e Senara da Silva, 3ª na Maratona de Porto Alegre 2023.