O ano de 2004 ficou marcado para sempre na história do atletismo e do Brasil. Nos Jogos Olímpicos de Verão, em Atenas, Vanderlei Cordeiro de Lima fez história e ganhou a primeira e única (até o momento) Medalha Olímpica em Maratona de um brasileiro. Foi o bronze mais dourado que uma nação inteira já viu. Em 2023 e 19 anos depois, Vanderlei aceitou o desafio proposto pela Olympikus, maior marca de calçados esportivos do país e hoje faz parte do time de atletas como embaixador. O maratonista volta a Atenas para participar da Maratona, no dia 12 de novembro.
Outras grandes conquistas também marcaram sua carreira como atleta. Foi campeão da Maratona de Tóquio (1996), bi-campeão dos Jogos Pan-Americanos (1999 e 2003) e campeão da Maratona Internacional de São Paulo (2002), onde além do 1º lugar, fez o melhor tempo de um brasileiro em uma maratona no Brasil, 2:11.19, ainda não alcançado até hoje. Além disso, seu feito em 2004 rendeu muitas homenagens, sendo uma delas a Medalha Pierre de Coubertin, sendo o único Latino Americano outorgado com a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo até hoje, concedida pelo Comitê Olímpico Internacional.
“Vai ser um grande desafio, mas eu sempre tive uma vontade imensa de voltar a participar dessa prova em Atenas, que fez parte da minha vida e minha história. Vai ser de uma maneira muito diferente, mas só de sentir o prazer de estar na prova, pra mim, traz uma grande expectativa. Comentei com a Olympikus sobre o meu desejo e eles propuseram o desafio, que eu aceitei e estou muito feliz”, conta Vanderlei, aos 54 anos, que está com uma rotina de treinos intensa ao lado do seu treinador Ricardo D’Angelo.
O embaixador do Time do Corre já teve um passado vitorioso em parceria com a Olympikus. A marca foi sua parceira na conquista da Maratona Int. de São Paulo, em 2002, e hoje traz para seu time de atletas o grande ídolo como embaixador. “A gente passa a viver um lindo ciclo com o Vanderlei. Como uma marca brasileira que reconhece a brilhante trajetória dele, queremos ajudar a contar a história para as novas gerações e transformar o ídolo em herói”, conta Márcio Callage, diretor de marketing da Olympikus.
Em julho deste ano, Vanderlei marcou presença na SPCity e o retorno às provas, onde contou com a presença de 12 atletas do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima, sediado em Campinas, espaço que tem como objetivo proporcionar a prática lúdica do atletismo, aliada às atividades educativas e culturais, com crianças e adolescentes dos 6 aos 18 anos. Os jovens do IVCL se revezaram ao longo do percurso para acompanhá-lo até a linha de chegada.