Fotos BPC Vale dos Vinhedos – Créd. Fractal
A Olympikus, maior marca de calçados esportivos brasileira, se prepara para a 2ª edição do Bota Pra Correr (BPC) 2023, que acontecerá no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. O evento proprietário convida a comunidade corredora brasileira a conhecer o seu país através do esporte e neste ano, além da prova, das conexões que a corrida proporciona e dos locais inéditos no Brasil, se transforma em um Festival para quem ama correr.
Durante dois dias, uma programação intensa sobre o universo da modalidade entrega aos participantes, histórias e conhecimento para melhorar a prática esportiva. Para a edição no Vale dos Vinhedos, a Olympikus contará com talks, palestras, workshops, espaço recovery, feira com venda de produtos, espaço descontração com mesa de ping pong e muito mais , além das provas que acontecem no dia 18 de novembro, pela manhã. A realização de todas as atividades acontece na vinícola Miolo.
No dia 17, o BPC receberá grandes nomes do atletismo mundial para um dia de muitas trocas e conexões. O evento contará com a presença de Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista olímpico que compartilhará com os presentes, como foi a experiência de retornar à Grécia ao lado da Olympikus, no talk “De Volta à Atenas”. Em 12 de novembro, Vanderlei esteve no berço das Olimpíadas para participar da Maratona de Atenas, 19 anos após uma de suas maiores conquistas na carreira como atleta, o bronze nos Jogos Olímpicos, em 2004, o único do Brasil (até o momento) em Maratonas na competição.
O treinador queniano Elkana Kiptum Ruto, que esteve à frente dos treinamentos dos atletas patrocinados pela marca, o Time do Corre, durante a temporada em um acampamento de atletas em Iten, no Quênia, em maio deste ano, vai compartilhar um pouco sobre sua metodologia focada no trabalho mental e trazer conhecimentos diretamente da Terra dos Campeões, na palestra “Fortaleza Mental: O Corre dos Campeões”. O BPC contará ainda com a Clínica do Corre e o workshop “Bota Pra Correr com Saúde”, ambos em parceria com a Care Club, onde os participantes poderão conversar com profissionais qualificados para dicas sobre como aprimorar técnicas, prevenir lesões e melhorar o desempenho na corrida, além de comentar mitos e verdades sobre a modalidade.
Ainda na sexta-feira, o BPC exibirá a Premiére do documentário “Mental: A escola queniana”, cujo lançamento está previsto para 2024, com a exibição do trabalho em audiovisual realizado durante a estadia do Time do Corre no Quênia, que desvenda o sucesso dos corredores quenianos, explorando a conexão entre treinamento mental e físico. O filme segue a equipe Olympikus em sua jornada de aprendizado com os campeões e mostra como a experiência no Quênia transformou a sua ligação com a corrida.
A Vila BPC, local onde todas as atividades se concentraram na vinícola Miolo, terá ainda uma loja da marca com venda de produtos que vão do corre ao pós-corre, oferecendo aos participantes descontos especiais para as compras realizadas durante o evento. Para encerrar o Festival BPC, no dia 18, uma Wine Party receberá todos os inscritos para um momento de celebração de mais uma edição no Bota Pra Correr. Na ocasião, a Miolo oferecerá um Pitch com um enólogo sobre vinhos e espumantes.
O Bota Pra Correr Olympikus realizou a 1ª edição do evento deste ano em setembro, na Costa do Conde, na Paraíba, e já passou por locais como Jalapão, Pantanal, Alter do Chão, Chapada dos Veadeiros e Rota Ecológica de Milagres, proporcionando aos atletas conexão com as diferentes culturas do país e cenários inesquecíveis durantes as passadas. Além disso, o projeto também se preocupa com as comunidades locais e traz oportunidades e conhecimento na realização de eventos desse porte para quem vive na região. Todo o evento é pensado para que tenha o mínimo de impacto no bioma local, trazendo cooperativas locais para ajudar no processo de reciclagem de todo o material utilizado.
“O Bota Pra Correr nasceu da vontade de desbravar esse país que é tão rico culturalmente e que possui paisagens belíssimas, através da corrida. Unir o esporte ao turismo em um movimento de celebração e descoberta, além da valorização de pessoas e experiências únicas. O Bota Pra Correr é sobre os brasileiros conhecerem o seu país correndo.”, conta Márcio Callage, diretor de marketing da Olympikus.
Ao todo, serão quatro provas diferentes no BPC Vale dos Vinhedos. Nos percursos de asfalto, os inscritos participarão de distâncias com 11km e 21km. Já para trilha, a distância será de 20km e a novidade das edições de 2023, a prova de 5km, será realizada em percurso misto, com parte em asfalto, paralelepípedo e terra. Ao realizar a inscrição, o atleta recebe um produto da Família Corre, linha de calçados para alta performance da corrida, sendo o Corre 3 para as provas em asfalto e mista, e o Corre Trilha para as provas de trilha.
Os participantes das provas de asfalto terão um desafio extra no km 5,5 com o Desafio Strava. Isso porque a altimetria da prova chega no ponto mais alto nessa parte do percurso e quem quiser participar, basta entrar no app da Strava e se cadastrar no Desafio BPC: Voando no Vale dos Vinhedos. Os atletas que fizerem essa parte da corrida em menor tempo e maior velocidade, sendo as três primeiras mulheres e os três primeiros homens, serão os grandes vencedores e levarão para casa um kit com mochila, adesivos, casaco da collab Zee Human x Strava, garrafa para água e meia.