Foto: Foco Radical
A 24ª Volta Internacional da Pampulha é a grande atração esportiva da semana. O evento, um dos mais importantes e tradicionais do país, será no domingo, dia 10, a partir das 6h30 – mais cedo que no passado -, com largada e chegada ao lado da arena do Mineirão. Corredores de todo o país e do exterior enfrentarão os 18 km em torno da Lagoa da Pampulha, um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte. A prova terá transmissão ao vivo pelo Youtube da Yescom e também na TV Brasil.
Antes, porém, o foco é na retirada dos kits de participação. A entrega do kit da 24ª Volta Internacional da Pampulha começou na última quinta-feira, dia 7, juntamente com a Expo Atleta, e será mais uma vez no Power Shopping Center Minas. A programação é a seguinte: nos dias 7 e 8 de dezembro, das 10h30 às 20h30, e no dia 9 de dezembro, das 10h30 às 17h30.
A organização pede que as pessoas de Belo Horizonte e região retirem seus kits, preferencialmente, nos dias 7 e 8, deixando o dia 9 para corredores de outros estados. Dessa forma, proporcionando maior fluidez.
Não haverá entrega de kit no dia do evento e nem após o mesmo. Detalhes sobre a documentação necessária e para a retirada por terceiros estão disponíveis no site oficial, www.voltadapampulha.com.br.
Incluída na relação de maiores provas de rua do país, a Volta Internacional da Pampulha é conhecida, ao longo de sua história de mais de duas décadas, por ter alto nível técnico, disputas acirradas e muita animação. Isso é fruto da presença de grandes nomes da modalidade no Brasil e forças do exterior brigando pelo topo do pódio na Elite e por inúmeros amadores que garantem a diversão e o bom astral do evento. Ela também funciona como termômetro para a São Silvestre, pois possibilita avaliar alguns atletas que estarão na briga por ruas e avenidas paulistas.
Disputa
A programação de largadas começará a partir das 6h59. e a prova terá transmissão ao vivo pelo Youtube da Yescom e também no TV Brasil.
A briga pelo primeiro lugar entre atletas brasileiros e estrangeiros é sempre uma das atrações da prova, que ainda serve de avaliação para a Corrida de São Silvestre, no dia 31 de dezembro. Por isso, sempre acaba atraindo destaques e proporcionando uma disputa acirrada. Longe do topo do pódio no masculino desde 2019 e do feminino desde de 2014, o Brasil chega com um grupo forte para voltar a vencer.
No masculino, por exemplo, terá o último e o maior vencedor do evento. Ederson Vilela, campeão em 2019, e Giovani dos Santos, dono de seis títulos na Pampulha, encabeçam a relação de elite. Ederson, aliás, vem de uma vitória na Maratona de Curitiba e chega motivado para buscar o bi. Giovani, por sua vez, teve um excelente ano, com vários pódios e dois vice-campeonatos de respeito, na Meia Maratona Internacional de Guarulhos e nas Dez Milhas Garoto.
Também têm chance de brilhar os atletas Fábio Jesus Correia, melhor brasileiro na São Silvestre do ano passado, vice-campeão da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro deste ano e vencedor dos 21 km na Maratona Internacional de São Paulo 2023; Sávio de Paula, vice na Volta Internacional da Pampulha 2022 e quarto da Dez Milhas Garoto 2023; Robson de Lima, quarto na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro 2023; e Edmilson dos Reis Santana, vice da Meia de BH 2022.
No feminino, deverão brigar pela vitória as corredoras Amanda de Oliveira, atual vice-campeã da prova e vencedora da Meia Maratona do Rio em 2022; Larissã Quintão, vice-campeã da Meia Maratona Internacional de São Paulo 2023 e terceira colocada na Pampulha 2022; Viviane Amorim, quinta colocada na Volta da Pampulha e na Maratona Internacional de São Paulo, ambas no ano passado; Kleidiane Barbosa, quinta colocada na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro deste ano e vice nos 21 km da Maratona de Curitiba 2023; Jéssica Soares, terceira na Maratona de Curitiba 2023; e Adriana Domingos da Silva, quinta colocada na Meia Maratona Internacional de São Paulo 2023.