Psicóloga fala da importância da atividade física para correr da ansiedade na pandemia

O desânimo tomou conta de muitos corredores por conta da pandemia do coronavírus. Muitos se viram impossibilitados de treinar e também optaram por respeitar as recomendações de isolamento social. Outros passaram a fazer atividades físicas em casa para não ficarem parados.

Mayara dá dicas para driblar a ansiedade durante a pandemia

No entanto, é inegável que a ansiedade foi uma grande vilã de boa parte das pessoas. Para saber como driblá-la e também para saber a importância dos exercícios neste momento de tantas dúvidas e incertezas, o blog Corrida de Rua conversou com a psicóloga e corredora Mayara Guzzo.

“Colocar o corpo em movimento está entre uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde mental. O importante é sempre manter o cuidado com a segurança e conforto durante a prática de qualquer atividade. É bom não esquecer que, diante da ameaça que o novo vírus oferece à saúde das pessoas, manter um comportamento sedentário pode ser ainda pior. Isso porque a prática de atividade física melhora o sistema imunológico e ainda contribui para a proteção e o combate às doenças crônicas, que podem agravar as consequências do coronavírus”, explicou.

Como fica a prática de atividade física durante a pandemia de coronavírus e como ajudar a aliviar os sintomas da ansiedade?

“Quando realizamos atividade física, liberamos substâncias que são capazes de melhorar o nosso bem-estar, aumentando os nossos neurotransmissores.

E isso é muito importante para a saúde mental como um todo, mas principalmente para quem possui TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada).

Você sabe identificar os sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada?

Os sintomas podem incluir: inquietação, alteração do sono, palpitação, taquicardia, desconforto no estômago, tensão muscular, suor, preocupação excessiva, pensamentos indesejados, dificuldade de concentração, medos exagerados e ainda irritabilidade.

Além de perturbar a vida social da pessoa, a ansiedade também ocasiona o ganho de peso e pode estar acompanhada de doenças cardiovasculares e respiratórias, além de depressão e neuroses”.

Mas a atividade física desempenha que papel na vida das pessoas com ansiedade?

“A atividade física é benéfica para a saúde física e mental e surge como uma alternativa estratégica para aliviar os sintomas da ansiedade.

Manter a rotina da prática regular de atividade física pode oferecer benefícios psicológicos, como promover a sensação de bem-estar. Esse é um fator importante a ser observado, uma vez que a nova rotina proposta pela pandemia pode ser um fator estressante e gatilho para a ansiedade.

A prática de exercício físico é considerada a forma mais comum de tratar a ansiedade, já que traz benefícios para o sistema circulatório, contribui para uma maior produção de endorfina e melhora os níveis de serotonina e noradrenalina, substâncias envolvidas na ansiedade.

Ao longo do exercício físico, o corpo é submetido ao estresse que faz bem, aquele que desencadeia a produção de alguns hormônios.

Aproveite esse período e convide as pessoas que moram com você para saírem do sofá. Assim, praticar atividade física pode se tornar um momento familiar de entretenimento e socialização, além de melhorar a interação social e liberar neurotransmissores de humor e prazer.

Vale dançar, pular corda, subir escadas. Assim como para as crianças, os videogames que estimulam movimentos corporais também podem ser opções divertidas para os adultos.

Para quem está em home office durante a pandemia, é importante evitar longos períodos sentado. Levante-se de tempos em tempos para se movimentar, seja para buscar água, ir ao banheiro ou até mesmo dar uma volta pela casa.

Para os iniciantes em qualquer atividade física, é recomendável começar pelas mais leves. Os exercícios de alongamento e relaxamento podem ser realizados em casa, sem a necessidade de muito espaço, como no chão ou em pé.

Para adultos que já têm contato com a atividade física, é hora de adaptar os exercícios em casa ou diversificar as atividades. Além disso, mantenha sempre o corpo hidratado e beba água várias vezes ao dia”.

E agora que já estamos voltando à rotina do “novo normal”, qual atividade realizar para diminuir minha ansiedade nesta pandemia?

Caminhada

“A caminhada é acessível, prática e pode ser feita na maioria dos lugares. Além disso, ela ainda pode funcionar como uma meditação ativa.  Melhor ainda se for realizada ao ar livre. O contato com a natureza faz bem para o corpo e a mente.

Corrida

A corrida pode ser uma boa pedida para aqueles que possuem maior preparo físico. Além de também ajudar a melhorar seu humor, correr tem um impacto positivo nessa modalidade que dá para reunir uma galera e correr junto. Boa oportunidade para fazer novos amigos e aumentar a motivação”.

A psicóloga ainda faz um alerta para a obesidade:

“Cabe um destaque para a obesidade. Pois, além da ansiedade, a obesidade é uma doença crônica que está mais presente nos óbitos de jovens que nos de idosos, de acordo com o boletim do Ministério da Saúde sobre a disseminação da Covid-19 no Brasil. Nesse caso, a atividade física pode colaborar de maneira efetiva para a redução do acúmulo de gordura corporal e a melhora da saúde de forma global”.
Mayara Guzzo, psicóloga

7 Replies to “Psicóloga fala da importância da atividade física para correr da ansiedade na pandemia

  1. Se a pessoa gosta mesmo do que faz nada nessa vida vai atrapalhar, falo isso por experiência própria mudei o horário de treino tem que ter foco e disciplina ‍♀️ continuo treinando da mesma forma apenas mudei o horário

  2. quando nossos filhos começam a ter acesso a internet e tecnologias é necessário aconselhar e buscar formas de proteção para que não seja causado nenhum tipo de mal a eles.buscando uma melhor proteção para meus filhos eu uso o bruno espiao em seus aparelhos, com ele tenho total acesso as redes sociais entre outras funçoes… https://brunoespiao.com.br/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *