O Espírito Santo entrou em quarentena nesta quinta-feira (18). Entre algumas das medidas restritivas, estão proibidos o funcionamento de academias de qualquer natureza e a realização de atividades físicas de caráter coletivo nos espaços públicos.
Já a corrida ao ar livre, de forma individual, está liberada. A atividade física, aliás, é uma grande aliada da imunidade. Para correr, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados para evitar o contágio do coronavírus, já que a situação exige bastante atenção.
Confira algumas dicas para manter a rotina de treinos neste período:
- Treine ao ar livre e de forma solitária. Tente evitar o “rastro” de outros corredores (correr diretamente à frente de alguém ou atrás de outra pessoa).
- Evite contato das mãos com o rosto durante o treino.⠀⠀⠀
- Escolha seu trajeto com antecedência. Procure seguir por ruas, lugares e trilhas com pouco movimento.
- Corra em horários menos movimentados.⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Mantenha os treinos e escolha provas virtuais para ficar com a motivação em dia. Além disso, algumas provas presenciais foram apenas adiadas até que essa situação passe. Portanto, mantenha o foco!
- Mantenha uma boa alimentação, evitando os excessos, em especial de álcool e alimentos muito processados. Mantenha também um bom consumo de água durante todo o dia.
- Evite se desesperar e pensar apenas no assunto. A preocupação excessiva tira a sua atenção das outras áreas da sua vida, como trabalho, treinos e alimentação. Tome os cuidados recomendados, siga sua vida e e ficará mais difícil ter algum problema maior.
- Não corra com sintomas respiratórios. O coronavírus continua circulando com força e a infecção deve sempre ser considerada na presença de sintomas respiratórios, como falta de ar, tosse e coriza. A prática de corrida nessas condições envolve riscos tanto para o corredor como para outras pessoas próximas.
- Não faça aglomeração para treinar. Evite ao máximo a formação de grupos.
- Use a máscara, principalmente, quando estiver passando por lugares com fluxo de pessoas.