O fim do ano é de recesso, festas e lembranças do que passou. E 2014 foi marcado por grandes perdas no esporte, como a partida de Hilderaldo Luís Bellini, no dia 20 de março, aos 83 anos. Como sou louca por história do futebol, resolvi aqui fazer uma pequena homenagem ao capitão, que imortalizou um conhecido gesto no futebol: de levantar a taça de campeão sob a cabeça.
O PRIMEIRO CAPITÃO
07/06/1930, Itapira (SP)
20/03/2014, São Paulo (SP)
POSIÇÃO: Zagueiro
PRINCIPAIS CLUBES: Vasco da Gama, São Paulo e Atlético Paranaense
CURIOSIDADES: Para quem conhece o Maracanã, sabe muito bem onde fica a ‘estátua do Bellini’, ponto de encontro entre os torcedores.
Depois da tragédia de 1950, quando a seleção brasileira perdeu o Mundial para o Uruguai dentro do Maracanã, o título Mundial virou mais que obrigação. Com torcedores ainda adoecidos, uma imprensa cobrando o título, o Brasil enfim levantou pela primeira vez a taça de Campeão Mundial.
Era 29 de junho de 1958. O Brasil do técnico Vicente Feola chegou à grande final contra a anfitriã Suécia e fez bonito. Com gols de Pelé (2), Zagallo e Vavá (2), o Brasil venceu por 5 a 2 e conquistou o Mundo. E foi ele, Bellini, o capitão que pela primeira vez levantou a taça Taça Jules Rimet .
O gesto em levantar a taça foi algo não pensado por Bellini. Assim que ele recebeu nas mãos a Jules Rimet, os fotógrafos presentes não conseguiam visualizar a taça e pediram que levantasse o objeto. E foi aí que o gesto foi imortalizado no futebol. Bellini vestiu a camisa da seleção de 1957 até 1966 e encerrou a carreira em 1969, aos 39 anos, no Atlético Paranaense.
HERÓI ITAPIRENSE
Viu algo interessante no mundo do esporte? É só enviar sua sugestão para: [email protected]
Siga o Louca por Esportes no Facebook!
Muito bom!
Muito legal