Um ano para os Jogos Olímpicos de 2016, tentarei colocar aqui um pouco de cada modalidade olímpica. Hoje vou falar um pouco do rugby, que foi disputado em quatro das sete primeiras edições dos Jogos Olímpicos. A primeira aparição ocorreu durante os Jogos de 1900, em Paris, voltando a ser disputado em Londres 1908, Antuérpia 1920 e Paris 1924. Após esta edição, o Comitê Olímpico Internacional retirou o esporte do programa olímpico. Em 2009, o mesmo Comitê elegeu a modalidade rugby sevens para entrar no programa nas Olimpíadas do Rio 2016.
História
O rugby surgiu na década de 1830, quando uma criança da Rugby School, na Inglaterra, pegou uma bola de futebol com as mãos e saiu correndo com ela. A versão Olímpica, com sete jogadores em cada equipe, foi criada por dois açougueiros de Melrose, na Escócia – por isso, o troféu da Copa do Mundo é chamado Melrose Cup . A versão para 15 jogadores estreou em Paris 1900, esteve em Londres 1908, Antuérpia 1920 e Paris 1924. O formato com sete atletas só será introduzido em 2016.
O jogo
O rugby sevens é um esporte de muita ação e velocidade, em que a combinação entre o talento individual e a jogada coletiva propicia aos espectadores lances espetaculares. Em uma variação do formato mais tradicional do rugby, duas equipes de sete atletas avançam pelo campo na tentativa de marcar pontos, passando uma bola oval de mão em mão, sempre para trás.
A partida é dividida em dois tempos de sete minutos . O objetivo é fazer um número maior de pontos do que o adversário. Com elementos parecidos ao futebol americano, o time de rugby marca pontos quando consegue um “try” (5 pontos – quando um jogador apoia a bola com uma das mãos na área de pontuação do time adversário), uma conversão (2 pontos – chute para a bola passar entre os postes após o “try”), um “drop goal” (3 pontos – chute durante a partida para a bola passar entre os postes), ou uma cobrança de penalidade (3 pontos – após uma falta, o time pode tentar um chute para a bola passar entre os postes).
Drop-Kick Ação de lançar a bola e chutá-la após o quique. Pode ser utilizada para começar ou recomeçar uma partida ou para executar conversões e penalidades
Knock-on Infração cometida por um atleta que permite que a bola seja projetada para frente
Scrum Ação de reposição da bola em jogo, em que três jogadores de cada equipe se posicionam juntos e tentam ganhar a posse da bola empurrando seus adversários para trás
Seleção Brasileira: A International Rugby Board (iRB) e o Comitê Olímpico Internacional já garantiram a participação brasileira tanto no feminino, quanto no masculino. A modalidade está em crescimento no Brasil e a expectativa é grande. Nos últimos anos, a seleção tem participado cada vez de torneios internacionais, conquistando cada vez mais espaço.
Curiosidades: A Copa do Mundo de Rugby é o terceiro maior evento esportivo do planeta, atrás apenas da Copa do Mundo de futebol e das próprias Olimpíadas. No Brasil, apesar de ser praticado em 21 estados, conta com apelo popular ainda menor que o do golfe. De acordo com o último censo divulgado pela Associação Brasileira de Rugby, a modalidade soma 4.763 praticantes, contra quase 25 mil do golfe. Os trunfos do esporte são os custos de equipamento e acessórios – mais baixos que os de um golfista –, a disponibilidade de espaço – um campo de futebol já serve como base de treinamento – e a alta popularidade do esporte pelo mundo.
Local de competição em 2016 : Estádio de Deodoro
Fonte: https://www.rio2016.org.br
Viu algo interessante no mundo do esporte? É só enviar sua sugestão para:[email protected]