#opiniãodequementende
Com a Semana 6 da NFL (National Football League) se encerrando, a poeira se assentando, a gente começa a enxergar melhor a panorâmica da Temporada 2015 da NFL.
E quando se fala em Super Bowl, em minha opinião, duas equipes já tem um “tapete vermelho” estendido até lá: New England Patriots e Green Bay Packers. Se vão confirmar o favoritismo é outra história. “Mas ainda tem outras equipes invictas e jogando bem.” Sim, é verdade. Mas com alguns “anos de casa” acompanhando a bola oval, já sabemos que são equipes de temporada regular e só. Podem até surpreender (e seria muito legal que surpreendessem mesmo) mas playoff é outro nível e Super Bowl então, nem se fala.
Os Patriots e sua incrível capacidade de repor peças temporada após temporada e continuar mantendo o jogo em alto nível; Os Packers e seu conjunto ataque/defesa de jogadores sintonizados, jogando juntos há muito tempo e tendo Aaron Rodgers chefiando a gangue.
Após a 6ª rodada, ligeira vantagem para os Packers que ainda tem jogadas que surpreendem. Os Patriots já começam a ter suas jogadas marcadas pelos adversários, não se avança tanto em jardas após um passe ou corrida e cada vez mais a dependência do talento individual se faz necessária. Mas Tom Brady furioso com o time é o que os Patriots tem de melhor pois Brady Boy joga muito melhor quanto irritado/provocado.
O grande barato da NFL é que as estatísticas ajudam a gente a formar opiniões, prever cenários, comparar e ver o quanto cada equipe cresce ou não durante a temporada.
Mas o que pode definir muita coisa em termos de classificação para os playoffs são as contusões. Muita gente boa está no estaleiro e as ausências mudam radicalmente a forma de jogar das equipes. Um exemplo bem claro é o Dallas Cowboys que praticamente teve sua temporada comprometida com a ausência de Tony Romo sem esquecer também da grande ausência de Ben Roethlisberger no Pittsburgh Steelers.
Pode acontecer de tudo ou pode não acontecer nada e na frieza das estatísticas, os favoritos podem prevalecer normalmente. Ou não. Vamos observar.
* Esse post foi uma colaboração do fotógrafo, louco por futebol americano e grande amigo, Léo Silveira.
Viu algo interessante no mundo do esporte? É só enviar sua sugestão para:[email protected]