O Barcelona consagrou-se campeão do Mundialito de Clubes de Futebol de Areia, disputado no Rio de Janeiro, neste último domingo (13). O time catalão empatou com o Vasco no tempo normal e nos pênaltis, por 3 a 2, derrotou o carioca levantando pela primeira vez a taça da competição.
Sob o comando do experiente técnico brasileiro Gilberto Costa (campeão mundial pelo Vasco e Corinthians), o Barça se reinventou e mostrou entrosamento e organização. E quem acompanhou de perto o Mundialito foi o capixaba Adriano Agostini, que pela segunda vez, esteve como fisioterapeuta do time espanhol.
Tudo começou em outubro deste ano, quando aconteceu a primeira convocação. Adriano contou que o time de beach soccer do Barcelona estava se estruturando e foi até Trinidad e Tobago, no Caribe, para uma competição com várias equipes do mundo. “O torneio em Trinidad e Tobago serviu de laboratório. O Barcelona estava formando um time já pensando no Mundialito. Ficamos em segundo lugar mas aquele torneio nos deu uma base de como direcionar os treinamentos. Foram quatro dias, dois jogos por dia e se não fosse a parte da fisioterapia para recuperar esses atletas, dificilmente chegaríamos à final, pois o desgaste é grande. A fisioterapia fez o papel em tratar, trabalhar e regenerar. Foi aí que as portas se abriram e recebi o convite do Barcelona para trabalhar no Mundialito, onde fomos coroados campeões.”
O Mundialito
“Foi uma experiência muito legal e importante para a minha carreira por ser uma competição de alto nível, onde você não tem muito tempo para recuperar a equipe; mas onde você tem que fazer de tudo, o máximo que puder, com ou sem tempo. Para a equipe entrar em quadra bem, a fisioterapia teve que atuar de uma forma muito intensa. Como o Mundialito foi uma competição de tiro curto, acabava um jogo e eu já entrava com um trabalho de regeneração para preparar os jogadores para o próximo jogo. Sem dúvida um grande momento em minha carreira: servir para um clube de grande destaque internacional. É algo que vou levar por toda a minha vida.”, falou Adriano.
Próximos passos
Adriano está empenhado em firmar o nome na comissão técnica do Barcelona e quem sabe, realizar o seu sonho em participar de um Mundial de futebol de areia. “Em 2016 o Barcelona vai participar de muitas competições e meu objetivo é estar presente nessas competições. Sonho em ser convocado para a comissão técnica da seleção brasileira. Sei que não depende de mim mas meu trabalho foi feito com esse objetivo. Agradeço muito ao Barcelona pela confiança e oportunidade.”, finalizou.
Viu algo interessante no mundo do esporte?
É só enviar sua sugestão para: [email protected]