O recém criado Projeto Sacando para o Futuro, realizado no Centro de Treinamento de Vôlei de Praia, está rendendo bons frutos. E para estimular esses atletas em potencial, vai começar nesta quinta-feira (31), às 19h, o I Torneio de Duplas Sacando para o Futuro. Serão 24 duplas masculinas e 21 femininas na disputa.
Fernando Pasolini, presidente da Federação Espiritossantense de Vôlei, ficou impressionado com o número de inscritos: “Para uma primeira edição ter 45 duplas inscritas é um sucesso.”
O professor e técnico Eduardo Pádua, responsável pelo projeto, trabalha arduamente na descoberta e formação de atletas e exalta a parceria com a Federação. “Essa parceria vai revelar muitos atletas para o município e para o Espírito Santo e essa oportunidade é importante para que muitos vivenciem um espírito de competição”, disse.
Sacando para o Futuro
O projeto “Sacando para o Futuro” ajuda a formar atletas para representar o município em competições estaduais e nacionais de vôlei.
As aulas acontecem no Centro de Treinamento de Vôlei de Praia, na praça dos Namorados, e são voltadas para jovens de 12 a 17 anos. Há vagas para turmas de terça e quinta, das 16h30 às 18h30. O projeto foi lançado nestas férias.
Para participar, o aluno deve estar matriculado em qualquer escola. As inscrições são feitas no próprio local, no horário das aulas, desde que o interessado apresente algum documento de identificação e carteira ou comprovante escolar.
Talentos
O objetivo é relevar talentos para a modalidade. “São turmas de iniciação e treinamento em que a motivação das crianças e adolescentes surge naturalmente com a seriedade do projeto. Não serve apenas para ocupar o espaço ocioso deles, e sim, para vislumbrarem um futuro como atletas”, disse o professor e coordenador do projeto, Eduardo Pádua.
Alguns atletas já estão disputando o II Torneio de Quartetos, como Luís dos Santos, o Luisinho, que mora em Jesus de Nazareth. Com 13 anos, ele é uma promessa do voleibol capixaba. “Ele é dedicado, habilidoso e humilde, qualidades principais de um bom atleta”, destacou Eduardo Pádua.
“Comecei treinando com o professor Eduardo no DED e, nas férias, fui para o CT e estou gostando muito do vôlei de praia. Meu sonho é disputar uma Olimpíada”, contou Luisinho, que é aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Aristóbulo Barbosa Leão.