Falta muito pouco!
O Espírito Santo se prepara para receber o principal símbolo dos jogos: a chama olímpica, que desembarca no Estado nesta segunda-feira (16), em Cachoeiro de Itapemirim. Na manhã do dia 17 vai passar por Guarapari e Vila Velha, chegando na capital às 13h 30 (previsão). No dia seguinte, segue para Serra, Aracruz, Colatina, Linhares e São Mateus. E entre os condutores em Vitória, está nada mais nada menos que a velejadora Odile Ginaid, 1º lugar do ranking nacional em 2015 e uma das principais atletas da modalidade no Brasil e orgulho do esporte capixaba.
E o currículo da velejadora é extenso. Só no último ano, além de ser a primeira do ranking nacional, foi Campeã sul-americana da classe laser radial e vice-campeã brasileira. Ela que por pouco, em uma regata emocionante no final de 2015, não garantiu vaga na seleção olímpica, recebeu a notícia que seria uma dos condutores da capital nesta sexta-feira (13), descreveu sua alegria:” A emoção é grande. Me sinto honrada de ter a oportunidade de participar desse momento tão importante para minha cidade e meu país e poder dividir isso com meus familiares e amigos.”
Ela ainda não sabe em qual ponto vai conduzir a tocha, mas promete aproveitar cada momento desse dia 17 e conta com a torcida capixaba, familiares e amigos.
Sobre as Olimpíadas, Odile pede que os brasileiros aproveitem o maior espetáculo esportivo do planeta. “A Olimpíada é um evento apolítico.O mundo inteiro estará de olho no Rio e nos melhores atletas do mundo. Imagina vê-los de perto e não só pela televisão? Uma oportunidade única. Quem vivência e faz acontecer os Jogos Olímpicos é o povo. Eu tive a oportunidade de viajar através do esporte e conhecer outras culturas. A nossa imagem é de um povo alegre e tenho certeza que mostraremos isso ao mundo. O que não elimina que os brasileiros devam cobrar as promessas de um legado.”
Nas Olimpíadas, cada país possui direito levar de somente um velejador por classe na disputa da vela – e a capixaba é reserva da seleção olímpica na classe laser radial.
Tocha Olímpica em Vitória: saiba onde vai passar
Os condutores do símbolo olímpico vão passar por mais de 10 bairros. O evento terá início no píer da rua Marília de Rezende Scarton Coutinho, atrás do Shopping Vitória, na Enseada do Suá, com início previsto para as 13h30.
A tocha seguirá pela orla em direção à Mata da Praia, contornará o bairro pela avenida Adalberto Simão Nader e depois seguirá pelas avenidas Fernando Ferrari e Reta da Penha até chegar à Cezar Hilal. A partir deste ponto, o trajeto seguirá para a avenida Marechal Campos, contornará a praça do Eucalipto, em Maruípe, seguindo pela avenida Maruípe até chegar à Paulino Miller e à avenida Vitória, em direção ao Centro.
No Centro, os condutores seguirão pela avenida Jerônimo Monteiro e farão o contorno em frente ao Tancredão em direção à Enseada do Suá. Nesse trecho, o percurso será o mesmo do evento-teste que ocorreu na última terça-feira (3), com chegada na Praça do Papa.
Percurso completo
Previsão de início: 13h30
R. Marília de Rezende Scarton Coutinho (píer do Shopping Vitória)
R. Avenida José Miranda Machado (Curva da Jurema)
Av. Américo Buaiz – trecho entre o Monumento do Imigrante e Av. Des. Santos Neves (sentido Jardim Camburi)
Av. Saturnino de Brito (sentido Jardim Camburi)
Av. Dante Michelini – trecho entre a ponte de Camburi e Av. Adalberto Simão Nader (sentido Jardim Camburi)
Av. Adalberto Simão Nader (sentido Goiabeiras)
Av. Fernando Ferrari – trecho entre a praça de Goiabeiras e Ponte da Passagem (sentido Centro)
Av. Nossa Senhora da Penha (sentido Centro)
Av. Desembargador Santos Neves – trecho entre a Av. N.Sa.Penha e Av. Cezar Hilal (sentido Centro)
Av. Cezar Hilal (sentido Centro)
Av. Vitória – trecho entre Av. Cezar Hilal e Av. Mal. Campos (sentido Centro)
Av. Marechal Campos
Av. Maruípe – trecho entre a praça de Eucalipto e Av. Cel. Martins de Figueiredo (sentido Centro)
R. José Cassiano de Souza (sentido Centro)
Av. Paulino Muller (sentido Centro)
Av. Vitória – trecho entre a praça de Jucutuquara e Rua Henrique Novaes (sentido Centro)
R. Henrique Novaes
Av. Jerônimo Monteiro
Av. Florentino Avidos – trecho entre Rua Gen. Ozório e Av. República
Av. República
R. Padre José de Anchieta
R. Vinte e Três de Maio – trecho entre a R. Padre José de Achieta e Av. Cleto Nunes
R. Marcos de Azevedo
Av. Duarte Lemos – trecho até Rua Pedro Nolasco
Av. Nair Azevedo Silva
R. Rosilda Falcão dos Anjos
Av. Alexandre Buaiz
Av. Elias Miguel
Av. Getúlio Vargas
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes – trecho entre a Av. Getúlio Vargas e Av. Leitão da Silva
Av. Nossa Senhora dos Navegantes – Trecho entre a Av. Leitão da Silva e Rua Luiz Gonzales Alvarado.