Nada menos do que oito equipes masculinas e sete femininas estão inscritas nos Campeonatos Metropolitanos Abertos de Beach Soccer, que acontecerão na Aert,na Serra, nos dias 21 e 28 de abril e 5 de maio, com finais no dia 12 de maio. Os jogos masculinos e femininos serão realizados simultaneamente.
As chaves já estão divididas: no masculino, a Chave A contará com UVV, Aracruz, Centro de Treinamento Missão (CTM) e Juventude. E a Chave B com Meninos da Ilha, Rio Branco, UFES e Geração/Doctum. No feminino a Chave A terá em ação CTM, Galáticas, CTVV e Rio Branco. E a Chave B: Capixaba, Inter, de Nova Almeida e São Pedro.
Segundo o organizador dos eventos, o tetracampeão mundial, Bruno Malias, mais uma equipe será confirmada nos próximos dias na Chave B. “No masculino ficamos muito felizes com a presença de equipes das universidades, que aproximarão a ciência do esporte das competições e também aumentarão a competitividade. Além disso, vale destacar a participação de equipes tradicionais como o Juventude e o Aracruz. Enfim, todos os inscritos nos deixaram bastante honrados”, disse. “No feminino não podemos deixar de destacar a presença de duas equipes de Anchieta, o CTM e Capixaba. Será uma competição igualmente empolgante”, acrescentou.
Janela de espera
No próximo final de semana está previsto para acontecer na AERT os Festivais Metropolitanos, reunindo equipes sub-9, sub-11 (dia 14) e sub-13 (dia 15). “Estamos temerosos em colocar a garotada para jogar por causa das previsões de chuvas fortes e até temporais. Em uma alusão ao surfe, estamos na janela de espera”, falou Bruno Malias.
O arbitral dos eventos aconteceu na AERT. Estiveram presentes representantes de 26, das 28 equipes, (masculinas, femininas e de base) que estarão envolvidas no campeonato, alem de Bruno Malias (coordenador geral), Fábio Alvarenga (coordenador técnico), Jean Cleres (coordenador de arbitragem) e dos demais integrantes da organização.
“É importante uma nova competição para o calendário do beach soccer capixaba e a ideia é inovar na gestão e organização. Entendemos que é fundamental valorizar as equipes envolvidas com a modalidade, a fim de fomentar um beach soccer mais forte”, disse Bruno Malias.
Algumas iniciativas do Metropolitano são as disputas com caráter mais educativo voltado para a base, e a oportunidade para os estagiários de Educação Física que serão responsáveis por apitar os jogos da categoria.
Preparação
As equipes já estão em fase final de preparação. O Meninos da Ilha, uma das mais tradicionais de Vitória, segundo o Alex Fabiano Dutra, utilizará jovens entre 17 a 19 anos na competição visando a revelar talentos.
Já o Centro de Treinamento Missão (CTM), de Bruno Xavier, melhor do mundo FIFA nos anos de 2013 e 2014, terá em ação talentos do seu núcleo sediado em Anchieta. “Estamos expandindo nossas fronteiras e brevemente teremos centros de treinamentos também em Meaípe e Iriri”, destacou Bruno Xavier.
O Geração/Doctum contará com vários atletas com passagens pela Seleção Capixaba, dentre eles João Vitor, Maguinho e Juninho Mascote.
O campeonato é uma iniciativa da ACEL (Associação Capixaba de Esporte e Lazer) , chancelado pela FEBSES (Federação de Beach Soccer do Espírito Santo), com patrocínio da SESPORT – Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Espírito Santo e AERT – Associação Esportiva e Recreativa Tubarão.
Os campeões dos Metropolitanos Abertos, masculino e feminino, receberão da Pratic Sport, empresa capixaba de confecção de materiais esportivos e uniformes personalizados, jogo de uniforme completo para sua equipe.
A Serdel (Serviços e Conservação LTDA) e a Nacional Auto Peças também patrocinam o evento.
A cada rodada a organização selecionará os melhores atletas do masculino e feminino. Os selecionados ganharão o título “Atleta Maxx” e um lanche na nova unidade do Maxx Burguer, em Jardim Camburi (Vitória).
A Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (ACACCI) será parceira dos eventos. Os torcedores deverão contribuir durante as rodadas com alimentos que serão repassados para a entidade.
Fonte: Pauta Livre