O Espírito Santo é mesmo um celeiro da ginástica rítmica. Duas atletas capixabas, Geovanna Santos da Silva (18), do Clube Ítalo Brasileiro do Núcleo da Prefeitura de Vitória e Thaís Lorencini (15), da Escola de Campeãs, foram convocadas para a seleção brasileira de conjunto e embarcaram nesta sexta-feira (17) para Portugal, onde vão dar início aos treinamentos para a realização de um sonho: integrarem a seleção brasileira de conjunto e representarem o país em uma Olimpíada. A escolha das atletas foi feita após uma seletiva online realizada pela Confederação Brasileira de Ginástica. O processo durou mais de um mês com 40 atletas e apenas quatro foram selecionadas.
Natalia Gaudio também viaja com seleção. A capixaba vai para o treinamento em terras portuguesas, buscando disputar uma Olimpíada pela segunda vez.
Geovanna
Não é a primeira vez que a atleta representa o Brasil, mas é inédita a convocação para a seleção fixa. A partir de agora, Geovanna se muda para Aracaju (SE), onde é o centro de treinamento da seleção brasileira de conjunto.
“No momento que recebi a notícia, fiquei extremamente feliz. É um sonho meu, dos meus pais, da minha técnica e de muita gente que me apoia. Agradeço também à técnica da seleção brasileira, Camila Ferezin, e à Bruna Martins (auxiliar técnica) a oportunidade de fazer parte da seleção brasileira de conjunto. Vou me dedicar 100% e dar meu sangue e o meu coração para representar bem o meu Estado e meu País”, disse a ginasta.
Ela completou: “Sempre acreditei que nada seria impossível, sempre coloquei Deus na frente de tudo, e acredito que tudo tem seu tempo. Treinei muito, foram anos de muito trabalho duro e valeu muito a pena”.
Geovanna começou na ginástica aos seis anos, no interior do Estado. Em 2010, mudou-se para a capital com toda sua família. No currículo, ela tem vários títulos, como sete estaduais, campeã brasileira de conjunto, campeã brasileira adulto individual, cinco ouros no Pan-Americano de Clubes, campeã mundial escolar por equipes, entre outros. Hoje, Geovanna está entre as três melhores ginastas do País.
A técnica Gizela Batista destacou a convocação de sua ginasta e se mostrou muito orgulhosa. “A Geovanna estava esperando esse convite e conseguiu realizar esse sonho. Ela é mais uma das minhas ginastas (Emanuelle Lima e Francielley Machado fizeram parte da seleção olímpica de 2016) que foram para a seleção. Espero o melhor dela. É uma atleta esforçada, com muita garra um belo exemplo de dedicação. Sei que ela vai conseguir muita coisa pela seleção. Ela sempre teve esse propósito. Agora, o foco é a vaga olímpica”, revelou .
Thaís
Thaís Lorencini é a caçula da seleção. Com apenas 15 anos de idade a ginasta treina na Escola de Campeãs com a técnica Ana Cristina Médici. A jovem atleta começou na modalidade aos oito anos, no Projeto de Ginástica da Caixa, no Ginásio Tartarugão, em Vila Velha. O futuro promissor da ginasta foi logo notado e ela foi treinar na Escola de Campeãs e competir no alto rendimento. É medalhista estadual, brasileiro e sul-americana. “No início da quarentena a Confederação Brasileira convidou 40 atletas a estarem treinando virtualmente e selecionaram dez dessas 40, depois seis e por fim quatro e consegui ficar entre as escolhidas. Foram 15 semanas de treino e mesmo dentro de casa senti a evolução. Fiquei emocionada. É a realização de um sonho. Espero somar muito na conquista da vaga olímpica.”, contou Thaís.
Veterana em busca de vaga olímpica
A ginasta olímpica e um dos maiores nomes da ginástica brasileira, Natalia Gaudio, também embarcou para Portugal junto com a técnica Monika Queiroz. O grande objetivo da capixaba é representar mais uma vez o país e o Espírito Santo no individual.
|Fotos: Divulgação|