No próximo domingo (19) ocorrem em Vitória as finais do Campeonato das Comunidades de Futebol de Campo. São três jogos decisivos: final da categoria feminina e finais da categoria masculina da 1ª e 2ª Divisão.
Os duelos têm início marcado para às 8 horas, em um palco histórico do futebol capixaba. Será no o tradicional estádio Salvador Venâncio da Costa, o “Ninho da Águia”, localizado em Bento Ferreira, próximo à Prefeitura Municipal.
Emoção de volta
“Resgatar esse campeonato, à frente da Semesp, tem um valor profissional e emocional muito grande. Conheço de perto e faço parte dessa bonita história desde o início, quando disputei várias edições sendo, inclusive, campeão. Esperamos que todas as equipes façam uma excelente final em suas categorias e que vençam os melhores. Será uma linda festa do futebol amador capixaba e todas as torcidas estão convidadas a participar”, afirma o secretário de Esportes e Lazer de Vitória, Sandro Parrini.
Confira o horário das finais:
- 8h – Final do Campeonato Feminino
- 9:30 – Final do Campeonato Masculino da Segunda Divisão.
- 11h – Final do Campeonato Masculino da Primeira Divisão.
A secretaria de Esportes e Lazer da capital (Semesp) é a responsável pela competição, que não pôde ser realizada em 2020 por conta da pandemia. A edição deste ano também marca o retorno das categorias Feminino e Segunda Divisão. A entrada é aberta ao público.
“As equipes e todos os profissionais envolvidos estão de parabéns. Os jogos têm sido muito disputados e a briga pelo título deste ano tem sido acirrada. Serão finais emocionantes”, revela o professor Índio Jorge, subsecretário da Semesp e ex-treinador multicampeão da Seleção Brasileira de Beach Soccer.
A força da várzea
Até as grandes finais, as partidas acontecem em três campos de futebol da cidade: na Curva da Jurema, no Parque Baía Noroeste e também na Praça do Hi-Fi, além do estádio Salvador Costa, que será palco das decisões. Os jogos contam com o apoio da Guarda Municipal de Vitória e da Central de Serviços.
“É um evento que mostra toda a força do futebol amador, o chamado ‘futebol de várzea’, responsável por revelar inúmeros talentos país afora e um dos pilares estruturais do campeoníssimo futebol brasileiro”, conta Camilo Marcarini, assessor técnico da Semesp e ex-atleta profissional de futebol.
Protagonismo esportivo
Com a retomada das competições, a “cidade sol” volta a ser destaque em eventos e campeonatos país afora, em um futuro promissor alinhado com a retomada do protagonismo esportivo pela capital capixaba.