Em 2021, o Palmeiras desafiou as probabilidades ao sair vitorioso de uma final de Libertadores contra o Flamengo. Agora, em 2022, chegou muito perto de conquistar o tão sonhado título do Mundial.
No entanto, como já previam estatísticas disponibilizadas no site do BetMines — aplicação que gera previsões de resultados para jogos futuros com o auxílio de IA — as chances eram baixas para o Verdão diante de um dos maiores da Inglaterra. Isso, no entanto, de forma alguma significa que o time não tenha potência para conseguir grandes coisas ainda neste ano.
O amadurecimento dos jogadores foi claro e mostrou que a equipe treinada por Abel Ferreira poderia estar pronta para almejar (e alcançar) resultados maiores, mesmo sem ter a tão sonhada taça. Mas para que as previsões positivas saiam do papel o time certamente precisará treinar seus pontos fracos e encarar rivais que também estão conseguindo resultados positivos bastante inesperados.
Pontos de melhoria no time
A performance inferior fora de casa não é a única questão interna do time a ser trabalhada em 2022. Conforme estatísticas disponíveis na mesma plataforma, em 20 dos 38 jogos (53%) tanto o Palmeiras quanto seu time rival conseguiram pontuar em campo. Em comparação com os demais times da liga, o Alviverde foi um dos 5 que mais compartilham o brilho do gol com os rivais em campo, ficando apenas atrás de Bragantino, Atlético Mineiro, Ceará e Chapecoense. Por outro lado, seu fatídico rival da final da Libertadores conseguiu dominar mais o campo, participando somente de 18 jogos em que seus rivais também marcaram (47% do total).
Para uma boa temporada, Palmeiras também precisará ficar de olho em seus rivais mais fortes. Certamente o rubro-negro não se acomodará após a derrota do ano anterior e os supostos valores recebidos para investimento em novos jogadores — aproximadamente 1 bilhão de reais — mostram que o plano é justamente esse. A primeira mudança aconteceu em relação ao técnico. Agora, ao lado do experiente português Paulo Sousa, que ajudou a identificar as faltas do time, a previsão é que esse rival venha mais forte que nunca.
Outro rival que merece a atenção do Verdão é o Atlético Mineiro. O time, que brilhou de forma mais que inesperada no ano passado, segue com uma proposta forte e deseja manter seu recém-alcançado status dentre os três melhores da série A do brasileirão. No entanto, diferentemente do Flamengo, o time mineiro passou por uma mudança brusca de técnico após o pedido de saída de Cuca e entrada de El Turco (Antonio Mohamed), algo que apenas os resultados futuros dirão se foi uma boa contratação.
Mudanças no Palmeiras para 2022
Para este ano, o clube tomou decisões que à priori parecem ser bastante estratégicas visando desempenhos futuros. Ao lado do técnico Abel Ferreira, que confirmou sua permanência no Palmeiras, jogadores que costumavam brilhar no time, mas que perderam sua imponência foram emprestados. Este foi o caso de Felipe Melo, que marcou 1 apenas um gol nos 24 jogos da Série A em que participou e agora entrou como reforço do Fluminense.
E conforme indicam os treinos mais recentes do time, outra mudança proposta pelo treinador também afetará o aspecto técnico da equipe. Conforme narram os jornalistas presentes nos treinos mais recentes, todos os jogos-treino até agora começaram com uma linha formada por três zagueiros com a improvisação (ou não) de um lateral, conforme a partida se desenrola.
Com a aparente dedicação do time e do treinador em cobrir os pontos de melhoria escancarados pelas estatísticas de 2021, é provável que em 2022 os torcedores do Palmeiras tenham um ano com resultados ainda mais positivos pela frente — mesmo que o maior sonho do time e dos torcedores ainda não tenha saído do papel.
Para conferir antigas e novas estatísticas, além de previsões geradas com auxílio de Inteligência artificial, torcedores e rivais podem acessar gratuitamente o BetMines e desfrutar dos números lá disponíveis para especular o que será feito por um dos maiores times paulistas nessa nova temporada.
Fonte: BetMines