Em um jogo de muita emoção neste último sábado (9), no ginásio da Sesport, em Bento Ferreira, a Ufes venceu a UVV pelo placar de 3 a 0 e avançou à final dos Jogos Universitários do Espírito Santo 2022.
Ufes e Multivix agora protagonizam dois jogos que prometem. O primeiro fecha a fase classificatória, no sábado (16) e o segundo será a grande final entre as duas equipes, no domingo, dia 17.
No jogo que decidiu vaga para a final, com as duas equipes disputando cada bola, e claramente evoluindo na competição, Ufes e UVV fizeram um jogo bastante disputado. No primeiro tempo, logo de cara, a Ufes abriu o placar com uma jogada incrível de Samara Furtado, que driblou a defensora na frente da área e chutou sem chances para a goleira. Em seguida, tentando vencer a defesa da UVV, em jogada ensaiada de lateral, Hane fez um golaço, chutando a bola no ângulo da goleira adversária.
No segundo tempo, com o placar reverso de 2 a 0, a UVV subiu a marcação e ofereceu mais perigo para as meninas da Ufes. Mas conseguindo controlar o jogo, no final da partida, com outra movimentação de lateral, Samara chutou firme no canto, sem chances para a goleira da UVV, fazendo 3 a 0 e dando números finais à partida.
Para Hane, capitã da equipe nesta partida, o maior prêmio é ver a evolução da equipe. “Nós temos um elenco muito jovem, com média de idade de 20 anos, que ama jogar futebol, mas que não tive muito contato com treino estruturado dentro do futsal. Então perceber como as meninas do nosso grupo tem se doado e estão crescendo na modalidade, é realmente muito especial”, diz a atleta.
E para Samara, autora de dois gols na partida, agora é colocar o olho na decisão e sabendo que existe um favorito ao título. “Nós chegamos onde todo mundo quer chegar, que é a final. Agora a responsabilidade é toda da Multivix, porque tem um time que tem a base do Vila Nova, que compete durante todo o ano e em vários pisos diferentes. Vai ser um jogo especial pra todo mundo, tenho certeza disso”, avalia a atleta.
Já para o treinador da Ufes, o professor Carlos Henrique, é preciso fomentar mais jogos no ano, com o nível de organização que o Junes oferece e a própria Federação de Futsal. “Nós temos mais um compromisso antes da final, que é o fechamento da fase classificatória. E ele vai ser bom para as duas equipes, porque quem passar vai para o Jub´s. Esse contato com estresse esportivo, quanto mais melhor. Nem todos os jogos no ano tem torcida fazendo barulho o tempo todo. E por melhor que seja o treino de cada equipe, só se treina competição competindo! Por isso o jogo de sábado, que fecha a fase de classificação será ótimo para as duas equipes, principalmente para quem passar para a fase nacional”, analisa o treinador.
Multivix e Ufes decidem o título dos Jogos Universitários do Espírito Santo no próximo domingo, 17, no ginásio da Sesport, em Bento Ferreira, com horário a ser definido nesta próxima segunda.
Os Jogos Universitários do Espírito Santo tem a organização da Federação Capixaba de Esportes Universitários e dão vaga ao campeão para os Jogos Universitários Brasileiros 2022.
Fotos: Leonardo Silveira