As paratletas capixabas do time feminino de basquete em cadeira de rodas do Irefes (Instituto Reabilitacional e Esportivo para deficientes físicos do Espírito Santo), Silvelane Silva Oliveira, 20 anos, Ivanilde Cândida da Silva, 25, e Jéssica Silva Santana, 22, estão rindo à toa. É que elas estão na lista das convocadas que irão representar o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos. A competição será realizada entre 7 e 15 de agosto, em Toronto, no Canadá.
Mesmo com experiência em competições internacionais, Silvelane Silva Oliveira, 20 anos, Ivanilde Cândida da Silva, 25, e Jéssica Silva Santana, 22, não escondem a ansiedade da estreia. “Como são muitas atletas disputando as vagas foi uma surpresa ver meu nome na lista final. Agora é controlar a ansiedade e treinar bastante”, disse Silvelane, que começou a jogar basquete há apenas dois anos. Jéssica, que já participou de dois mundiais, uma Copa América e um Sul-Americano, contou que o momento é de focar nos treinos táticos, visando um maior entrosamento da equipe. “Vamos passar 15 dias no Rio de Janeiro treinando com as demais meninas da seleção para que possamos garantir o entrosamento que a equipe precisa. Temos grandes chances de medalha e vamos jogar pra isso”, declarou.
Para o coordenador técnico do Irefes, Martoni Moreira Sampaio, ter três atletas entre as 12 convocadas é motivo de orgulho. “Nosso desempenho vem crescendo ao longo dos anos e hoje temos reais possibilidades de levar cinco atletas para os Jogos Paralimpícos do Rio”, comentou.
A próxima etapa de preparação para os jogos começa na próxima segunda-feira (13). O embarque para o Canadá está marcado para o dia primeiro de agosto. O Parapan será disputado em 15 modalidades, todas valendo vagas para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.
Viu algo interessante no mundo do esporte? É só enviar sua sugestão para:[email protected]