Inclusão e diversão. Pensando nas crianças com deficiência ou mobilidade reduzida, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp) quer promover não só o esporte para os pequenos, mas também o lazer e a inclusão dessa garotada. Para isso, vai instalar brinquedos acessíveis em 21 locais da cidade.
Os primeiros foram instalados no tradicional Parque Moscoso. A garotada encontra no local carrossel, gangorra, balanço vaivém e balanço especial. As crianças já estão aproveitando a novidade. É o caso do aluno Kelyson Chagas, de 8 anos e que estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida. “Eu me divirto muito aqui. Gosto de todos os brinquedos, mas meu preferido é o carrossel”.
Jéssica Gramlich levou a filha, Maria Fernanda, de 2 anos, para curtir os brinquedos e aprovou a estrutura. “Está sendo ótimo ter esses brinquedos, pois eles possuem acessibilidade para atender à deficiência motora que ela tem”.
“Com esses equipamentos, as crianças podem se divertir ainda mais no parquinho e ter a experiência de brincar livremente. Teremos esses equipamentos instalados em parques e praças da cidade. Está sendo um sucesso aqui no Parque Moscoso”, disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.
Locais
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência vai indicar os outros parques onde os brinquedos serão instalados. “Vamos instalar todos até o fim do ano”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Waguinho Ito.
O próximo local a ser contemplado com os brinquedos acessíveis é o Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão).