Após um mês de seletivas a Seleção de Futebol Feminino da Advocacia Capixaba foi convocada para disputar o Campeonato Brasileiro da Categoria, que será realizado entre os dias 9 e 15 de novembro, em Recife.
A competição, que terá o formato de “Fut 8” (7 na linha e uma goleira), é organizada pela Liga de Futebol dos Advogados e Advogadas do Brasil, e já conta com 24 delegações inscritas de todo Brasil. O evento será realizado no complexo esportivo do Retrô FC, que é considerado um dos maiores centros de treinamentos de futebol do país. É a segunda vez que a seleção capixaba participa desta competição.
Nesse período de preparação até aqui, as atletas se dividem entre os treinos em seus núcleos municipais de treinamento de futebol, os treinos com a própria seleção e também os jogos do Campeonato Estadual da categoria, que terminou no último final de semana. Com isso, as atletas chegaram a completar programação de até quatro atividades com bola na semana. E quem mantém tudo isto funcionando é a Caixa de Assistência aos Advogados e Advogadas do Espírito Santo, a CAAES, através do seu programa esportivo para a categoria.
Para o coordenador esportivo da CAAES, Alex Fabiano, todo trabalho tem sido feito para valorizar as mulheres no futebol e dar às atletas a possibilidade de representar bem o Espírito Santo nacionalmente. “A diretoria da CAAES acredita no esporte feminino e nosso investimento principal é para que elas treinem durante todo ano, em seus respectivos núcleos de futebol, com profissionais bem capacitados. A ideia é fomentar saúde e qualidade de vida para as advogadas. E, especificamente para a seleção, nós montamos uma comissão técnica exclusiva, que tivesse esse perfil de trabalho com o feminino, e que pudesse potencializar tudo isso na formação de uma equipe consistente, tanto dentro como fora de quadra”, disse o coordenador
E entre as atletas o sentimento é de um misto de expectativa e realização. Para Iara Mota, atacante que já foi campeã da Copa Gazetinha Estadual, a preparação tem feito muita diferença. “Esta é minha segunda convocação. E este ano estamos tendo um período adequado de treinos. Quanto mais a gente treina, mais a gente consegue entender melhor nossas companheiras de seleção e o que o professor planeja para a equipe. Tem sido particularmente gratificante participar desse momento e um orgulho defender as cores do Espírito Santo numa competição nacional”.
Para Juliana Arivabene Guimarães, a convocação para a seleção capixaba é a realização de um sonho de longa data. “Eu tive a chance de estar numa seleção estadual quando era adolescente, mas por alguns motivos não consegui realizar. Agora, depois de algum tempo e já atuando profissionalmente na advocacia, poder voltar a defender as cores da seleção do nosso Estado é a realização de um sonho pra mim”, disse a atacante.
O treinador da equipe será o professor Carlos Henrique, que traz no currículo alguns trabalhos importantes no futebol de areia e no futsal, também com o naipe feminino. Utilizando de sua formação em psicologia positiva e coaching, o treinador tem aproveitado para trabalhar muitos conceitos de vida e esportivos com as atletas. “Aceitei o desafio de treinar esta equipe pelo projeto que foi apresentado pela CAAES. Nosso principal objetivo aqui é treinar o foco em soluções e viver o tempo presente. Porque quem consegue permanecer nesse estado por mais tempo, certamente consegue ter melhores resultados na vida esportiva, mas também na vida pessoal e profissional.
Perguntado sobre as chances de título, o treinador destaca que é preciso contabilizar conquistas todos os dias e não apenas o troféu final. “Nós teremos muito mais tempo de preparação do que de disputa na competição. Então, não podemos deixar pra curtir a felicidade só se ganharmos o título. Mas quando a gente aprende a contabilizar pequenas vitórias todos os dias, nesse momento a gente está mais perto de viver a felicidade. Nossa sociedade prega que a felicidade só existe depois do sucesso. E aqui a gente vive para que a felicidade seja o nosso maior sucesso diário”, finaliza o treinador.
A seleção capixaba de futebol das advogadas ainda participará de competições estatuais e amistosos em setembro e outubro, como parte do período de preparação para o campeonato brasileiro, em novembro.
Atletas Convocadas
Goleiras: Alessandra Batalha e Roberta Menezes
Zagueiras: Raquel Almeida, Izabella Cruz, Mariana Gavi, Bruna Sartori e Jéssica Duarte
Laterais: Thais Lelis, Hednellen Borlot, Letícia Bortolotti e Bruna Bulhoes
Meio Campo: Gizelly Cassimiro, Tamires Negrelli, Rayane Celestino, Ariane Deize, Edilaine Figueiredo e Rhayhanne Schultz
Atacantes: Iara Mota, Gabriela Fortunato e Juliana Arivabene
Treinador: Carlos Henrique Oliveira
Auxiliar técnica: Samara Furtado
Fotos: Carlos Henrique Oliveira