Representantes da Rede Vitória, treinadores das escolas participantes, representantes da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e da Federação Capixaba de Desporto Escolar (FECADE) realizaram uma reunião técnica do Jogos Estudantis 2019.
O encontro, realizado na sede da Findes, em Vitória, na noite desta quinta-feira (22), serviu para alinhar os últimos ajustes, repassar o regulamento geral e a discussão de pontos importantes para a realização do Jogos Estudantis 2019.
A presença na competição de várias unidades do SESI espalhadas pela Grande Vitória mostra a importância que o esporte é tratado pela instituição. Para Sheila Dias Ribeiro, analista de Educação responsável pela Educação Física nas Escolas do SESI em todo o Estado, a participação nos Jogos Estudantis vai além da competição entre escolas. “Temos que fomentar esse tipo de evento entre as escolas, para promover o intercâmbio, a integração e a sociabilidade. A atividade física é fundamental para que os alunos consigam construir valores que levam para a vida, além do desenvolvimento afetivo, cognitivo e o sociocultural do aluno.”
>> Reformado, sede da competição recebe novo piso e conta com visual moderno
A analista de Educação revelou ainda o motivo do SESI valorizar tanto o esporte em suas atividades. “Nós nos identificamos com os valores do esporte e com o âmbito educacional que podemos alcançar através dele. A ética, a moral, a cooperação, a solidariedade, a disciplina, socialização, o espírito de equipe e tantos outros valores fundamentais para a formação integral de uma pessoa.”
Os treinadores que precisarem fazer alguma reivindicação, têm do dia 23 ao dia 26 de agosto para formalizar junto a orgnização. Após a análise das reivindicações, será montada e divulgada, no dia 27/08, a tabela oficial do Jogos Estudantis 2019.
>> Conheça as escolas que participarão da edição deste ano
A treinadora Maxsiellen Agamenon, do Colégio América, estreante na edição de 2019, contou o que achou da reunião e o que enxerga como mais importante na participação. “A reunião foi esclarecedora em alguns pontos. O Colégio América tem como proposta a prática esportiva como instrumento educacional que visa o desenvolvimento humano e capacita o sujeito a lidar e desenvolver suas competências, sem falar no esporte como instrumento pedagógico”, avaliou.
Veja abaixo quais são as escolas participantes no evento:
– Casa do Estudante
– Centro Educacional Mundo Moderno
– Colégio América de Vitória
– Colégio Castro Alves
– Colégio Passionista
– Escola da Ilha
– Escola Monteiro
– Escola Santa Adame
– Escola Siena
– IPE
– Colégio Salesiano
– São Camilo de Lellis
– Escola SEB
– Escola José Bonifácio
– Colégio Expoente
– NEP
– SESI Araçás
– SESI Campo Grande
– SESI Cobilândia
– SESI Jardim da Penha
– SESI Laranjeiras
– SESI Maruípe
– SESI Porto de Santana
– SESI Civit