A edição 2023 dos Jogos Estudantis do Espírito Santo contou com um componente especial: a presença do atleta olímpico Paulo André Camilo como paraninfo da competição. Paulista radicado no Espírito Santo, o velocista foi semifinalista dos 100 metros rasos nas Olimpíadas de Tóquio – feito que não era atingido por um brasileiro desde 2004, com Vicente Lenílson.
A presença de Paulo André inspirou não apenas os alunos-atletas no ginásio do SESI, mas também a Federação Capixaba de Desporto Escolar. Lidimar Marquez, presidente da federação, prometeu, ainda na cerimônia de abertura da competição estudantil, que as provas de velocidade seriam incluídas nos Jogos Estudantis 2024.
A promessa foi cumprida e a edição deste ano contará com provas de 100 metros rasos. Não bastasse a novidade, há outra boa-nova para escolas que desenvolvem projetos da modalidade: a isenção de taxa para inscrição dos alunos.
“As provas de velocidade têm tido um grande apelo, além de serem clássicas do atletismo. Tivemos grandes nomes internacionais, como Usain Bolt e aqui no Brasil, o Paulo André se destacando. Como é uma modalidade individual e está estreando, decidimos isentar as escolas de pagar qualquer taxa para que se inscrevam”, disse Lidimar Marquez.
O presidente da FECADE também se mostrou otimista com a novidade e destacou a importância de fomentar o atletismo no âmbito escolar.
“A expectativa é de seja um sucesso. O atletismo é a base para outros esportes porque inclui provas de velocidade, salto, arremesso… Ou seja, serve de base pra desenvolver fundamentos úteis em outras atividades. É o início da modalidade nos Jogos e a cada ano, o desejo é de incluir outras”, destacou o presidente da Federação, que já tinha incluído o vôlei de praia na última edição.
Além do atletismo, futsal, vôlei de praia, vôlei, basquete, e handebol seguem presentes nos JOEES. Para se inscrever nas modalidades permanecentes, escolas deverão realizar o pagamento da taxa de vinculação ou anuidade no valor de 200 reais. A taxa de filiação de cada aluno é de 20 reais, mas o valor poderá ser descontado da taxa de vinculação. Ou seja, a escola terá isenção da taxa ao inscrever até 10 estudantes.
O processo de inscrição pode ser feito através do site da FECADE, clicando aqui. O prazo para garantir a presença de escolas se encerra no dia 21 de julho.