Se existe um sonho que ultrapassa gerações de crianças e adolescentes brasileiros é o de ser jogador de futebol. Com o Miguel Marques, de 15 anos, não é diferente. Mas no caso dele, a inspiração vem de dentro da própria família.
Se não bastasse ter um pai que sempre praticou o esporte como opção de lazer, Miguel é sobrinho de Serginho, que conseguiu se profissionalizar e marcou época defendendo a camisa do São Caetano, de São Paulo, nos tempos áureos do clube.
“Ouço muitas histórias do meu tio. Meu pai me fala que ele foi um atleta muito raçudo, muito centrado no que fazia. E quero ser um jogador como ele: um cara que corre atrás do que quer”, contou Miguel.
O São Caetano, que em 2024 foi rebaixado para a quarta divisão do futebol paulista, viveu uma realidade muito diferente no início deste século. O Azulão, como ficou conhecido, chegou a finais de Campeonato Brasileiro e até mesmo da Copa Libertadores da América. Mas se o auge do clube do ABC Paulista foi curto, a carreira de Serginho também foi interrompida de forma trágica e precoce.
O zagueiro capixaba, que era tido como um dos líderes do elenco caetanista, tinha 30 anos quando sofreu uma parada cardíaca durante um jogo contra o São Paulo, no Morumbi, em 2004. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu e teve morte confirmada no hospital.
A tragédia deixou cicatrizes, mas também boas recordações para a família, como lembra o irmão Carlos Oliveira: “acredito que meu irmão deixou um legado. Foi uma carreira curta, mas marcante. O Miguel não teve a oportunidade de conhecer o tio dele, mas pegou o gosto pelo futebol”.
Carlos conta que ele e Serginho são de uma família grande. De onze irmãos, sete são homens e todos eles sempre jogaram futebol. Os sete tinham talento e potencial, mas Serginho foi o único que conseguiu uma oportunidade de se profissionalizar. Conhecendo as dificuldades do meio, ele diz que alerta o filho sobre os obstáculos, mas não deixa de apoiá-lo.
“A gente incentiva, não pode desistir nunca. Mesmo que não vire jogador, que se torne um bom homem. E o futebol tem o ajudado muito. Ele era muito tímido e tem se soltado. Hoje conversa e se expressa mais. As notas dele também melhoraram. O esporte ajuda em vários aspectos”, disse o pai de Miguel, que está sempre presente nos jogos que o filho disputa.
Entre escolinhas e projetos esportivos, Miguel também se destaca em competições escolares, defendendo o Sesi. Em 2023, ajudou a instituição onde estuda a conquistar a medalha de ouro do futebol society, nos Jogos Estudantis do Espírito Santo.
Entre os estudos e o esporte, Miguel corre atrás de seu sonho. E se depender de apreço pelo futebol e, claro, inspiração, ele tem tudo para realizá-lo.
“É meu sonho, me tornar jogador. Como meu tio conseguiu chegar lá, me inspiro muito nisso. Desde novo, com uns seis anos, eu já assistia muitos jogos e treinava em escolinhas. Futebol é a minha paixão. Acho que herdei isso de minha família, principalmente do meu pai”, disse o jovem atleta.
Jogos Estudantis 2024
Falta pouco para o fim das inscrições nos Jogos Estudantis do Espírito Santo 2024. As instituições de ensino terão apenas até quarta-feira (07) para garantirem vaga na competição, que contará com as seguintes modalidades: futsal, basquete, vôlei, vôlei de praia, handebol e atletismo, com provas de 100 metros rasos.
Escolas públicas e particulares poderão inscrever equipes masculinas e femininas. Os times também serão divididos de acordo com a idade: juvenil (sub-16) e infantil (sub-13).
Para se inscrever, o profissional responsável pela instituição de ensino deverá se cadastrar no site da Federação Capixaba de Desporto Escolar (FECADE) e fazer a inscrição dela nas modalidades escolhidas. O site pode ser acessado clicando aqui.
A escolas deverão realizar o pagamento da taxa de vinculação ou anuidade no valor de 200 reais para se inscrever nas modalidades. A taxa de filiação de cada aluno é de 20 reais, mas o valor poderá ser descontado da taxa de vinculação. Ou seja, a escola terá isenção da taxa ao inscrever até 10 estudantes. Ah, e vale lembrar que as escolas estão isentas de qualquer taxa para o atletismo!
Os Jogos Estudantis 2024 começam no dia 31 de agosto. Todas as informações da competição, você confere aqui no hotsite dos Jogos, no Folha Vitória.