Disputar os Jogos Estudantis é uma oportunidade e tanto para estudantes se inserirem no ambiente esportivo e trocarem experiências com alunos e profissionais de outras instituições de ensino. Alguns, conseguem participar do evento em mais de uma ocasião.
É o caso da Eduarda Gomes Oliveira, de 15 anos, que foi bicampeã no futsal feminino infantil, em 2018 e 2019. Agora, ela vai atrás do terceiro título, desta vez na categoria juvenil. E se depender dela, não vai faltar empenho.
“Participei da competição duas vezes e foi uma experiência incrível. A expectativa é de que esse ano tenhamos bons jogos, então estamos treinando muito forte para sairmos vitoriosos mais uma vez”.
Polivalente, Eduarda atua em quase todas as posições da quadra, como destaca o treinador do Mundo Moderno, Jeanio Pelissari. “Ela joga muito como ala e fixo, mas pode também cumprir a função de pivô. Além disso, quando nossa equipe precisa de um desafogo pra entrar na defesa do adversário, a gente também conta com ela pra ser nossa goleira-linha”.
O treinador também destaca a evolução da aluna-atleta ao longo dos anos em que esteve na equipe, o que é possível por causa do trabalho de longo prazo realizado na escola.
“A Eduarda chegou na equipe aos 11 anos e evoluiu muito nos anos que passou conosco. O desenvolvimento poderia ser ainda maior se não fosse pela pandemia, que paralisou nossas atividades por quase dois anos. Ainda assim, hoje ela é uma das principais jogadoras da nossa equipe juvenil”.
O futsal feminino é uma das atrações dos Jogos Estudantis 2022, que começam no dia 15 de setembro. Assim como nas edições de 2018 e 2019, a modalidade será disputada nas categorias infantil e juvenil.