A carreira de um atleta até chegar ao alto rendimento é marcada por diversas etapas. Muitos se lembram da medalha de prata que o ex-atleta de vôlei de praia Fábio Luiz conquistou, ao lado de Márcio Araújo, nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Mas nem todos sabem que essa história começou a ser escrita muito antes, ainda no período no escolar. O capixaba conta que começou a praticar vôlei de praia em competições estudantis e aprovou inclusão da categoria entre as modalidades presentes nos Jogos Estudantis do Espírito Santo.
“O Espírito Santo é referência no vôlei de praia. Somos referência pro Brasil e pro mundo. Nossas medalhas olímpicas falam isso. Mas não posso deixar de falar que eu comecei em jogos estudantis e projetos sociais. Eu sei a importância de participar desses jogos, sei os valores que eles carregam”, afirmou Fábio.
A relação de Fábio Luiz com os Jogos Estudantis não se limita a memórias do início de sua trajetória esportiva. Ele foi paraninfo do evento na edição de 2022 e atualmente treina as equipes de vôlei e vôlei de praia da Escola Americana de Vitória, presentes nos Jogos deste ano. O medalhista acredita que a existência de competições com essa e a presença de cada vez mais modalidades nelas podem ajudar a colocar o Brasil num lugar de destaque no esporte mundial.
“Mais modalidades têm que estar presentes. O Brasil é muito grande, o Espírito Santo é um celeiro de atletas em todas as modalidades. Então temos que estar buscando e lapidando esses jovens. É isso que Estados Unidos, China e outras potências olímpicas fazem. Nossos potenciais atletas estão dentro das escolas”, afirma o capixaba.
Além do vôlei de praia, outras cinco modalidades estarão presentes nos Jogos Estudantis de 2023. São elas: vôlei, futsal, futebol society, basquete e handebol. As partidas começarão a ser disputadas neste sábado, dia 16. E todos os detalhes do evento, que promete agitar as quadras de Vitória, você confere aqui.