Um é pouco, dois é bom, três… É a meta do Colégio São Camilo de Lellis nos Jogos Estudantis 2024. A equipe foi campeã nas duas últimas edições da competição, no futsal infantil masculino, e agora tenta o tricampeonato.
Das conquistas anteriores, só ficaram dois atletas: Ícaro e o goleiro Heitor, que foi um dos destaques da equipe em 2023. O restante dos alunos atingiu o limite de idade para este ano. Mas, se o momento de mudanças pode ser um desafio a mais para o time, o treinador Tiago Luiz vê isso como algo positivo pra garotada.
“É um ano de reformulação, de montar praticamente uma nova equipe. Para boa parte dos alunos, será a primeira competição ao nosso lado. Acho que será um grande teste e uma boa experiência pra eles. Até mesmo pra gente evoluir pros próximos anos, também”, comentou o professor de educação física.
Em 2022, o São Camilo foi campeão após golear o Salesiano por 4 a 0 na final. Em 2023, as coisas ficaram mais difíceis. Ainda assim, os alunos do Professor Tiago voltaram a superar o Salesiano na grande decisão: vitória por 3 a 1 em um jogo que esteve empatado até o segundo tempo. Para 2024, a expectativa é de um equilíbrio ainda maior.
“Como vencemos as duas últimas edições, nossa equipe está cada vez mais visada e os adversários estão cada vez mais preparados, também. Acho que esse ano será mais difícil, mas a gente está com o pensamento positivo para tentar o tricampeonato. A expectativa é boa e positiva”, disse Tiago.
Inscrições para os Jogos Estudantis estão abertas
Ainda falta um tempinho para o São Camilo conhecer os adversários que terá pela frente no torneio. É que as inscrições para os Jogos Estudantis ainda estão rolando. O prazo para que as escolas se inscrevam se estende até 21 de julho.
Para garantir a presença da escola, o responsável pela instituição de ensino deve se cadastrar no site da Federação Capixaba de Desporto Escolar (FECADE). Depois, as equipes de cada modalidade poderão ser inscritas.
Além do futsal, outras cinco modalidades estarão presentes nos jogos: basquete, vôlei, vôlei de praia, handebol e atletismo, bom provas de 100 metros rasos. Cada modalidade contará com competições masculinas e femininas, divididas nas categorias infantil (sub-13) e juvenil (sub-16).