Esportes

Ronaldinho Gaúcho: relembre a trajetória do jogador que está há dois anos longe dos gramados

Em sua carreira o jogador teve passagens por sete clubes e a Seleção Brasileira

Foto: Divulgação

Há dois anos, o então jogador Ronaldinho Gaúcho anunciava a sua aposentadoria dos gramados em uma rede social. Natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o ex-jogador, hoje com 39 anos, atuou como meio-atacante em diversos times e tornou-se um dos grandes nomes do futebol brasileiro. 

Ronaldo de Assis Moreira, ou simplesmente Ronaldinho, teve passagens pelo Grêmio, Paris Saint-Germain, Barcelona, Milan, Flamengo, Atlético Mineiro, Querétaro, Fluminense e a Seleção Brasileira. 

O ex-atleta começou a viver o auge da sua carreira no clube francês, Paris Saint-Germain. A atuação fez com que fosse convocado para participar da Copa do Mundo de 2002, defendendo a Seleção Brasileira. O jogador foi peça fundamental nas quartas de finais, em que fez um gol contra a Inglaterra. O placar final foi de 2 à 1 para o Brasil.

Foto: Reprodução
Ronaldinho Gaúcho no jogo contra a Inglaterra, na Copa do Mundo de 2002.

No ano seguinte a copa, Ronaldinho deixou o time francês rumo ao Barcelona. Fez história no time espanhol, em que foi eleito o melhor jogador do mundo por dois anos consecutivo, 2004 e 2005, pela revista World Soccer e pela Federação Internacional de Futebol (FIFA).

Na Copa das Confederações de 2005 assumiu a camisa 10 da Seleção. O agora, ex-jogador, honrou a camisa fazendo um gol na final contra a Argentina, que deixou o placar em 4 à 1 para a seleção canarinho. Junto com Adriano, Kaká e Ronaldo, Gaúcho ajudou a seleção a ser favorita na copa de 2006. Mas o favoritismo não foi suficiente, a Seleção foi eliminada nas quartas de final no jogo contra a França.

Em 2008, Ronaldinho foi para o Milan, clube italiano onde atuou por duas temporadas. Em 2010, o jogador não foi convocado para Copa do Mundo e, um ano depois, retornou para o Brasil e passou a usar a camisa do Flamengo. 

Sua passagem pelo time carioca foi marcada por momentos polêmicos desde o início. O jogador negociava também com o Grêmio que, na época, chegou a montar uma estrutura para receber o jogador que escolheu atuar no Flamengo. Ronaldinho já havia atuado no Grêmio entre os anos de 1998 e 2000.

Em 2013, mudou de clube mais uma vez. O jogador teve um papel importante para levar o Atlético Mineiro a vencer a primeira Libertadores da América. No ano seguinte mudou-se para o México para atuar no Queretaro. Em 2015, teve uma passagem relâmpago pelo Fluminense, seu último clube.

Sua aposentadoria foi anunciada em 17 de Janeiro de 2018. Após despedir-se do campo de futebol, Ronaldinho foi homenageado pelo Atlético Mineiro, que concedeu ao jogador a medalha de mérito pela atuação no clube.

O jogador tornou-se ídolo de muitas pessoas pelo mundo, entre adultos e crianças. Ronaldinho chegou a ser personagem nas revistas da Turma da Monica, do cartunista Mauricio de Souza.

Hoje, a estrela do futebol aproveita a vida, mas sem abandonar o futebol. Na mesma rede social em que anunciou a aposentadoria, compartilha constantemente  momentos com a bola relembrando a sua trajetória.