Esportes

Ginasta capixaba é convocada para a seleção brasileira juvenil

Um dos grandes nomes da nova geração da ginástica rítmica do Brasil, capixaba Amanda Manente viaja na segunda-feira para se apresentar à seleção brasileira

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Ana Patrícia/COB
A ginasta capixaba Amanda Manente está na seleção brasileira de conjunto juvenil

Um dos novos rostos da ginástica rítmica capixaba, Amanda Manente, de apenas 13 anos, foi convocada pela Confederação Brasileira de Ginástica para integrar a seleção brasileira de conjunto juvenil de ginástica rítmica.

Amanda é ginasta do Incesp, treina no Centro de Treinamento da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) e começou na modalidade pelo projeto Campeões de Futuro.

VEJA TAMBÉM:

> Corredora é desclassificada após denúncia de fraude na 2ª Corrida Cesan

> Capixaba Alequessandro fica no Top 20 da elite da São Silvestre

> Conheça Lorena, a mulher que é presidente de clube de futebol no ES

AMANDA HONRA A TRADIÇÃO DA GINÁSTICA CAPIXABA

Amanda Manente é mais uma capixaba a manter a tradição de servir à seleção brasileira.

Do Espírito Santo, já saíram destaques com Tayanne Mantovanelli, primeira brasileira a conseguir uma medalha individual em Jogos Pan-Americanos com o bronze nas maças em Santo Domingo-2003; Natália Gaudio, hexacampeã brasileira e primeira brasileira a chegar a uma final de etapa da Copa do Mundo, ficando na quarta posição da fita em Portimão-2018; Emanuelle Lima e Francielly Machado, da seleção brasileira de conjunto nos Jogos do Rio-2016; e, mais recententemente, Déborah Medrado, Sofia Madeira e Geovanna Santos, todas com marcas importantes pela seleção brasileira.

TREINOS EM ARACAJU COM A SELEÇÃO BRASILEIRA

Na próxima segunda-feira (6), Amanda Manente viaja para Aracaju (SE), onde participará de treinamentos com a seleção brasileira.

A preparação tem como principal objetivo o Campeonato Mundial Juvenil de 2025 e outras competições importantes do calendário internacional, como o Gymnasiade e o Campeonato Pan-Americano.

Em dezembro do ano passado, Amanda brilhou ao conquistar o título de campeã geral no Campeonato Sul-Americano, retornando para casa com seis medalhas: quatro de ouro, uma de prata e uma de bronze. Em novembro, durante os Jogos da Juventude, em João Pessoa (PB), ela também se destacou ao conquistar duas medalhas de prata e uma de bronze.

SOFIA MADEIRA NO NOVO CICLO OLÍMPICO

Outra capixaba que inicia a temporada de 2025 com a seleção brasileira é Sofia Madeira, que é contemplada pelo programa Bolsa Atleta, da Sesport.

A ginasta, que já fazia parte da seleção de conjunto adulto e foi uma das atletas que representou o Brasil na Olimpíada de Paris-2024, renovou mais um ciclo com a equipe, de olho na Olimpíada de Los Angeles-2028.