Ginasta capixaba é convocada para a seleção brasileira juvenil
Um dos grandes nomes da nova geração da ginástica rítmica do Brasil, capixaba Amanda Manente viaja na segunda-feira para se apresentar à seleção brasileira
Um dos novos rostos da ginástica rítmica capixaba, Amanda Manente, de apenas 13 anos, foi convocada pela Confederação Brasileira de Ginástica para integrar a seleção brasileira de conjunto juvenil de ginástica rítmica.
Amanda é ginasta do Incesp, treina no Centro de Treinamento da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) e começou na modalidade pelo projeto Campeões de Futuro.
VEJA TAMBÉM:
> Corredora é desclassificada após denúncia de fraude na 2ª Corrida Cesan
> Capixaba Alequessandro fica no Top 20 da elite da São Silvestre
> Conheça Lorena, a mulher que é presidente de clube de futebol no ES
AMANDA HONRA A TRADIÇÃO DA GINÁSTICA CAPIXABA
Amanda Manente é mais uma capixaba a manter a tradição de servir à seleção brasileira.
Do Espírito Santo, já saíram destaques com Tayanne Mantovanelli, primeira brasileira a conseguir uma medalha individual em Jogos Pan-Americanos com o bronze nas maças em Santo Domingo-2003; Natália Gaudio, hexacampeã brasileira e primeira brasileira a chegar a uma final de etapa da Copa do Mundo, ficando na quarta posição da fita em Portimão-2018; Emanuelle Lima e Francielly Machado, da seleção brasileira de conjunto nos Jogos do Rio-2016; e, mais recententemente, Déborah Medrado, Sofia Madeira e Geovanna Santos, todas com marcas importantes pela seleção brasileira.
TREINOS EM ARACAJU COM A SELEÇÃO BRASILEIRA
Na próxima segunda-feira (6), Amanda Manente viaja para Aracaju (SE), onde participará de treinamentos com a seleção brasileira.
A preparação tem como principal objetivo o Campeonato Mundial Juvenil de 2025 e outras competições importantes do calendário internacional, como o Gymnasiade e o Campeonato Pan-Americano.
Em dezembro do ano passado, Amanda brilhou ao conquistar o título de campeã geral no Campeonato Sul-Americano, retornando para casa com seis medalhas: quatro de ouro, uma de prata e uma de bronze. Em novembro, durante os Jogos da Juventude, em João Pessoa (PB), ela também se destacou ao conquistar duas medalhas de prata e uma de bronze.
SOFIA MADEIRA NO NOVO CICLO OLÍMPICO
Outra capixaba que inicia a temporada de 2025 com a seleção brasileira é Sofia Madeira, que é contemplada pelo programa Bolsa Atleta, da Sesport.
A ginasta, que já fazia parte da seleção de conjunto adulto e foi uma das atletas que representou o Brasil na Olimpíada de Paris-2024, renovou mais um ciclo com a equipe, de olho na Olimpíada de Los Angeles-2028.