Esportes

Brasileirão 2023: confira um guia completo com tudo sobre o Campeonato

A principal competição do futebol brasileiro começa neste final de semana e o Folha Vitória preparou uma análise dos times que disputam o torneio

Vitor Simões

Redação Folha Vitória
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Falta pouco para o retorno da principal competição do futebol brasileiro. Neste final de semana, começa o Campeonato Brasileiro de 2023, o Brasileirão. O torneio, conhecido por ser uma das competições mais disputadas do mundo, terá o pontapé inicial dado neste sábado (15), com a 1ª rodada.

A partida de abertura será com o atual campeão Palmeiras, enfrentando o Cuiabá, às 16 horas, no Allianz Parque, em São Paulo. No mesmo horário também jogam América-MG e Fluminense, no Independência. 

Diante da proximidade do início do Brasileirão, o Folha Vitória preparou um especial com uma análise do campeonato e dos times que o disputam.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

História do Brasileirão

O Campeonato Brasileiro de Futebol começou a ser disputado oficialmente no ano de 1971, sendo a competição de 2023 a 53ª edição. Porém, a CBF reconheceu em 2010 a Taça Brasil e Troféu Roberto Gomes Pedrosa (Robertão), torneios anteriores jogados entre 1959 até 1970, competições equivalentes ao atual Brasileirão. 

Com isso, os detentores dos títulos daquelas temporadas foram intitulados como campeões brasileiros.

Dessa forma, esta seria a 64ª disputa do Brasileirão na história, considerando os torneios disputados antes de 1971, e a 20ª edição no formato de pontos corridos, iniciada em 2003. 

LEIA TAMBÉM: Pelé será homenageado pela CBF na rodada de abertura do Brasileirão e da Série B

O atual campeão Palmeiras é o maior campeão da história com 11 títulos. Na sequência, vêm Santos e Flamengo, ambos com oito conquistas.

O estado de São Paulo é o responsável pelo maior número de títulos: são 33 no total, repartidos entre Palmeiras, Santos, Corinthians, São Paulo e Guarani. Em seguida vem o Rio de Janeiro, com 18. Confira a lista completa de campeões brasileiros no final da matéria.

Avaliação dos times

Os 20 times que disputam o Brasileirão 2023 entram no torneio com objetivos distintos, ao menos neste cenário inicial. Dentre os favoritos, as prováveis surpresas e os times que devem abrir o olho para evitar o pior, dividimos em cinco categorias os times da maneira que chegam para o campeonato de 38 rodadas.

LEIA TAMBÉM: Conheça os candidatos a craque do Brasileirão deste ano

Favoritos

Palmeiras

Foto: Vinicius Nunes/Gazeta Press

Atual campeão, o Verdão segue como a principal força do campeonato, mesmo perdendo peças importantes na conquista do ano passado. Sob o comando de Abel Ferreira, o clube já conquistou a Supercopa do Brasil e o Paulistão, chegando como principal força do campeonato.

Flamengo

Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Apesar dos insucessos recentes e temporada turbulenta até o momento, o Rubro-Negro ainda é um candidato ao título do Brasileirão. Em uma competição de tiro longo com 38 rodadas, o time carioca tem como ponto positivo o elenco qualificado para poder brigar pela sua 9ª conquista. Há ainda a expectativa da chegada do novo treinador e mudança de rumo da temporada para o time de Gabigol, Pedro e cia.

Atlético-MG

Foto: Divulgação/ Atlético-MG

O Galo foi outro que passou por um momento difícil no início da temporada, inclusive quase perdendo seu treinador, Eduardo Coudet. Porém, o argentino permaneceu e se consagrou campeão estadual. Com um elenco recheado de boas opções, promete dar trabalho na busca pelo tri brasileiro comandado pelo craque Hulk.

Fluminense

Foto: Mailson Santana/Fluminense FC

Se por um lado o Tricolor Carioca não possui um plantel como dos adversários, por outro tem a seu favor um trabalho do técnico Fernando Diniz com desempenho invejável, que vem começando a colher bons resultados.

Campeão carioca, com direito a goleada no rival Flamengo na decisão, o time conta com jogadores experientes como o artilheiro Cano e o lateral Marcelo, além de jovens talentosos, casos de André e Alexsander.

Podem surpreender

Grêmio

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

De volta a elite do futebol brasileiro, o Grêmio promete dar trabalho no Brasileirão 2023. Sob o comando de Renato Gaúcho, o Tricolor vem em grande início de temporada com o título estadual e resultados expressivos.

Além disso, tem a disposição um elenco de bons jogadores como Ferreira, Bitello, Vina e liderado pelo astro uruguaio Luís Suarez, principal reforço do time na temporada

Athletico-PR

Foto: Divulgação/ Athletico-PR

Para o Furacão não é novidade figurar na parte alta da tabela diante dos favoritos. Atual vice-campeão da América, o time comandado por Paulo Turra conquistou o Campeonato Paranaense e mantém uma base do elenco da última temporada, com destaques para o uruguaio Terans e a joia Vitor Roque.

Fortaleza

Foto: Reprodução/Fortaleza EC

O Leão do Pici novamente chega no Brasileirão com o intuito de brigar forte por uma vaga na próxima Libertadores da América. Comandado pelo técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, o Fortaleza conquistou o Campeonato Cearense e goleou na estreia da Sul-Americana. Chega para a competição nacional com o recado que pode incomodar os postulantes ao pelotão de cima.

América-MG

Foto: Mourão Panda/ América MG

O Coelho é outra equipe que se consolida a cada temporada na elite do futebol brasileiro e com um trabalho do técnico Vágner Mancini. 10º colocado no último Campeonato, o América-MG vem em alta na temporada. Goleou na estreia da Sul-Americana e terminou como vice-campeão do Mineiro. Pode brigar por uma vaga na próxima Libertadores.

Fique de olho

Botafogo

Foto: Vitor Silva / Botafogo

O Glorioso não teve um dos melhores inícios de temporada e passou por momentos difíceis ao não conseguir se classificar para a fase final do Carioca, tendo que disputar a Taça Rio, e passou sufoco para avançar na primeira fase da Copa do Brasil.

No entanto, o time de Luís Castro conseguiu emendar uma sequência positiva e já está há sete jogos sem derrotas, embora não tenha enfrentado grandes jogos. No último campeonato terminou na 11ª colocação e a expectativa é de quem possa ficar com uma vaga na próxima Sul-Americana ou quem sabe brigar por uma vaga no G6.

Vasco

Foto: Daniel Ramalho/Vasco

Recém-promovido após duas temporadas na Série B, o Vasco vem de uma reformulação no plantel e um novo trabalho sob o comando do técnico Maurício Barbieri. O Cruzmaltino teve um início de ano promissor, mas viveu momentos de crise, principalmente com a queda em casa na Copa do Brasil para o ABC.

No entanto, com apenas o Brasileirão para disputar até o fim da temporada, a equipe deve conseguir brigar na primeira metade da tabela de classificação e buscar uma vaga em uma competição internacional em 2024.

Corinthians

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

O Timão vive um momento longe do ideal. Sob o comando de Fernando Lázaro, o Corinthians começou a temporada com momentos de turbulência após a eliminação para o Ituano no Paulista e recentemente a derrota para o Remo no jogo de ida da Copa do Brasil.

No entanto, a equipe possui um elenco base que chegou ao vice da última Copa do Brasil e 4º colocado no Brasileirão. A expectativa que, apesar do momento turbulento, brigue por uma vaga na Libertadores.

Internacional

Foto: Divulgação/Internacional

Assim como os corintianos, o Inter também não passou por bons momentos neste início de ano. Eliminação para o Caxias na semifinal do Gauchão e desempenho abaixo do esperado, o técnico Mano Menezes passa por questionamentos no cargo.

No entanto, o atual vice-campeão Brasileiro tem time para brigar na parte de cima da tabela e pode beliscar uma vaga na próxima Libertadores.

Coadjuvantes

São Paulo

Foto: Rubens Chiri/SPFC

Abrindo a lista de coadjuvantes, o São Paulo tem a missão de recuperar a confiança do torcedor após um início de ano bem abaixo. Eliminação nas quartas de final para o Água Santa no Paulista e apresentações abaixo da expectativa, como no último confronto da Copa do Brasil deixaram o técnico Rogério Ceni bastante questionado, que também tem problemas no elenco com as lesões.

O time precisará crescer bastante de produção para tentar almejar grandes feitos no Brasileirão 2023

Bahia

Foto: Divulgação/ Bahia

Promovido à Série A e na primeira temporada como SAF, o Bahia do técnico Renato Paiva parece estar começando a se encontrar. Após um início de ano de irregularidade nos resultados e atuações, sendo eliminado precocemente da Copa do Nordeste, o Tricolor vem da conquista do Campeonato Baiano.

No entanto, para esta primeira temporada de volta à elite do Brasileirão a principal meta deve estar entre beliscar uma vaga na Sul-Americana e se manter na Série A.

Red Bull Bragantino

Foto: Divulgação/RB Bragantino

O time de Bragança Paulista teve perdas importantes no elenco em relação as últimas temporadas. A última foi o atacante Arthur, principal nome do elenco, que retornou ao Palmeiras. Além disso, o time até chegou a semifinal do Estadual, mas foi eliminado pelo Água Santa nos pênaltis.

Com isso, a equipe comandada pelo português Pedro Caixinha deve lutar por uma vaga na Sul-Americana e brigar ali com outros times no meio da tabela de classificação.

Brigam pela permanência

Cruzeiro

Foto: Staff Images

O início de ano no momento não é nada bom para o Cabuloso. Campeão da Série B na última temporada, o Cruzeiro passou por algumas mudanças no plantel e fez um Campeonato Mineiro ruim, quase sendo eliminado ainda na fase de grupos e perdendo os dois jogos da semifinal para o América-MG.

Além disso, viu o técnico uruguaio Paulo Pezzolano deixar o clube e ir para o futebol espanhol. Agora sob comando do português Pepa, a equipe busca encontrar o melhor futebol e, diante da incógnita, deve brigar na parte de baixo da tabela.

Santos

Foto: Eduardo Carmim/Gazeta Press

Outro grande que entra com o prognóstico bem abaixo no Brasileirão é o Peixe. O Santos mais uma vez não obteve sucesso no Paulistão e caiu logo na primeira fase, embora tenha obtido bons resultados na Copa do Brasil e Sul-Americana.

O time dirigido por Odair Hellmann vai precisar contar com o brilho do venezuelano Soteldo e de Marcos Leonardo se quiser permanecer na elite do futebol brasileiro.

Coritiba

Foto: Felipe Dalke/Coritiba

O Coritiba é outro clube que não vive bom momento nesta temporada de 2023. O time paranaense é comandado pelo português Antonio Oliveira e vive uma crise técnica, já que não vence uma partida sequer desde fevereiro.

A última vitória foi pela primeira fase da Copa do Brasil, diante do Humaitá, por 3 a 0. A equipe nesse período caiu nas quartas de final do Paranaense para o Cascavel, passou na competição nacional somente nos pênaltis e empatou com o Sport pela 3ª fase na partida de ida. O Coxa vai ter que penar para conseguir permanecer na elite.

Goiás

Foto: Isabela Azine/Goiás EC

O Esmeraldino, que fez campanha razoável no último Brasileirão, perdeu jogadores importantes, dentre eles o artilheiro Pedro Raul, que foi para o Vasco. Apesar de ter chegado na final da Copa Verde, o Goiás caiu na segunda fase da Copa do Brasil para o Águia de Marabá e perdeu o título estadual para o rival Atlético-GO, que foi rebaixado no último Campeonato Brasileiro.

Para completar, o time vai estrear na competição nacional sem treinador efetivo, uma vez que Guto Ferreira foi demitido após o vice do Campeonato Goiano. Deve sofrer para conseguir a permanência.

Cuiabá

Foto: Twitter/Cuiabá

Fechando a lista de análises, o Cuiabá é o time que terá de lutar novamente pela sobrevivência. Após terminar o Brasileirão 2022 em 16º lugar, na porta do Z4, o Dourado teve a chance de disputar a elite do futebol brasileiro pela 3ª vez seguida. Mas a temporada até aqui da equipe tem sido "fazendo apenas a obrigação" e sem empolgar.

O Cuiabá se sagrou campeão do Campeonato Mato-Grossense no último final de semana. Porém, na Copa do Brasil caiu logo na primeira fase para o modesto São Raimundo, de Roraima.

Além disso, na Copa Verde até chegou na semifinal, mas foi eliminado pelo Goiás após vencer o primeiro jogo em casa e levou a virada. A equipe do técnico Ivo Vieira deve precisar fazer milagre para conseguir escapar do rebaixamento em 2023.

Jogos da 1ª rodada

Sábado (15/04)

16 horas

Palmeiras x Cuiabá - Allianz Parque

América-MG x Fluminense - Independência

18h30

Botafogo x São Paulo - Estádio Nilton Santos (Engenhão)

Red Bull Bragantino x Bahia - Nabi Abi Chedi (Nabizão)

Athletico-PR x Goiás - Arena da Baixada

Fortaleza x Internacional - Castelão

21 horas

Atlético-MG x Vasco - Mineirão


Domingo (16/04)

16 horas

Flamengo x Coritiba - Maracanã

Corinthians x Cruzeiro - Neo Química Arena

18h30

Grêmio x Santos - Arena do Grêmio


Lista completa de campeões brasileiros:

Palmeiras - 11 (1960, 1967, 1967, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994, 2016, 2018 e 2022)

Santos - 8 (1961, 1962, 1963 , 1964 , 1965 , 1968, 2002 e 2004)

Flamengo - 8 (1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019 e 2020)

Corinthians - 7 (1990, 1998, 1999, 2005, 2011, 2015 e 2017)

São Paulo - 6 (1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008)

Cruzeiro - 4 (1966, 2003, 2013 e 2014)

Fluminense - 4 (1970, 1984, 2010 e 2012)

Vasco - 4 (1974, 1989, 1997 e 2000)

Internacional - 3 (1975, 1976 e 1979)

Bahia - 2 (1959 e 1988)

Botafogo - 2 (1968 e 1995)

Grêmio - 2 (1981 e 1996)

Atlético-MG - 2 (1971 e 2021)

Athletico-PR - 1 (2001)

Coritiba - 1 (1985)

Guarani - 1 (1978)

Sport - 1 (1987)