Esportes

Equipes capixabas de Airsoft e Paintball fazem evento para incentivar doação de sangue

De acordo com um dos organizadores, além de praticar o bem, o principal objetivo das boas ações é quebrar a imagem ruim que algumas pessoas têm dos esportes, relacionada à violência

Unidos através dos esportes, os capixabas agora arregaçam as mangas para praticar solidariedade Fotos: Arquivo Pessoal

Um grupo de amigos, que se uniu através do esporte, está determinado a praticar boas ações na região da Grande Vitória. Trata-se de uma união entre equipes capixabas de Airsoft e Paintball, que farão eventos semestrais para incentivar a doação de sangue, além da arrecadação de alimentos não perecíveis para pessoas carentes.

De acordo com Alisson Souza Santos, que é um dos organizadores dos eventos, além de praticar o bem, o principal objetivo das boas ações é quebrar a imagem ruim que algumas pessoas têm dos esportes, relacionada à violência. 

O Airsoft é um esporte em que equipes duelam simulando situações de combate ou guerra

Airsoft

Para quem não conhece, o Airsoft é um esporte em que equipes duelam simulando situações de combate ou guerra. A relação com o real consiste em utilizar equipamentos como capacete, colete, máscara, luvas, armas de pressão, dentre outros. A munição são bolinhas de plástico. A sinceridade é muito requisitada nesse esporte, pois ao ser atingido, o jogador deve imediatamente identificar que está fora do jogo.

Paintball

Já o Paintball, apesar de regras muito parecidas, é diferenciado do Airsoft pelas situações de jogo. No Paintball, em sua modalidade mais comum, o Speed-Ball, não há tanto compromisso com uma simulação de combate como há no Airsoft, as partidas não tem tanta responsabilidade tática. Profissionais que praticam o esporte participam de competições em busca de troféus e medalhas. A exemplo do Airsoft, as munições também são bolinhas de plástico, porém, no Paintball, elas armazenam tinta, para identificar o oponente que foi atingido por um disparo.

"Diversas pessoas no Espírito Santo sentem desejo de praticar um dos esportes, porém, não sabem por onde começar. Há quem diga que os praticantes das modalidades são violentos, mas isso não é verdade. Temos paixão pelo esporte, mas jamais prezamos pela violência. Queremos chamar a atenção para esse esporte que tem crescido cada vez mais pelo mundo", afirma Alisson.

Segundo Souza, o grupo sabe da carência que há em bancos de sangue e estão empenhados para transformar esse cenário

Segundo Souza, o grupo sabe da carência que há em bancos de sangue e estão empenhados para transformar esse cenário. "Nós vamos adotar um esquema de rodízio, iniciando aqui na Grande Vitória. O primeiro local de doação será o Hospital Infantil, depois o Hospital da Polícia Militar e em seguida o Hospital Santa Rita. Como existem diversas equipes de outros municípios que também estão nesse propósito, temos a intenção de espalhar também para fora da GV", revela.

De acordo com o organizador, mais de 30 pessoas já confirmaram participação no evento. "Temos em mente a realização de doações de sangue de 6 em 6 meses, além de promover eventos para arrecadação de alimentos não perecíveis para pessoas carentes. A solidariedade é o que nos dá força. Além de ajudarmos o próximo, estamos também nos ajudando, pois não sabemos quando iremos precisar", diz.

Se interessou?

Para ingressar nos esportes basta procurar um dos campos de realização dos combates espalhados em todo o Estado. Como forma de incentivo, Alisson comenta que para o primeiro contato, muitos campos emprestam os equipamentos. Caso o aventureiro goste, eles fazem indicações de onde adquirir o próprio material.

Serviço
Doação coletiva de sangue Airsoft e Paintball - ES
Data: 01/10/2016
Local: Hospital Infantil de Vitória
Sugestão: Compareça fardado
Mais informações sobre os esportes e doações: 27 99953-0593 - Alisson Souza

Com informações do site QGairsoft.