Esportes

Taça Cidade de Vitória reúne mais de 70 velejadores em Camburi

Taça Cidade de Vitória é realizada desde 1948 e teve velejadores do Espírito Santo, Rio, São Paulo e Brasília; capixabas subiram ao pódio competindo em casa

Foto: Cesar Sartório

Nos últimos dois finais de semana, o Iate Clube do Espírito Santo promoveu a 69ª edição da tradicional Taça Cidade de Vitória, um dos mais antigos e prestigiados campeonatos de vela do calendário esportivo do estado, realizado desde 1948. 

Coincidindo com as celebrações do aniversário da capital capixaba, a competição reuniu atletas de diversas classes, incluindo barcos de oceano e monotipos.

VEJA TAMBÉM:

Campeã mundial Maíra Viana vai buscar o título do Pan-Americano

> Escola de Vitória se destaca com 14 equipes nos Jogos Estudantis

> Capixabas conquistam ouro em Campeonato Mundial Universitário

O evento foi dividido em dois momentos: no dia 1º de setembro, ocorreram as regatas da classe oceano, composta por embarcações maiores. Já nos dias 7 e 8 de setembro, foi a vez das disputas com os monotipos, barcos menores e mais ágeis, que contaram com a participação de 70 velejadores vindos de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, além dos representantes capixabas.

O destaque foi para a classe Optimist, que atraiu 35 velejadores entre veteranos e estreantes.

Na categoria veteranos da classe optimist, o paulista Thomas Villar Piras de Oliveira, do Clube de Santo Amaro, foi o grande vencedor. Os capixabas Pedro Bastos Machado e Nicolas Junge garantiram o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Já entre os estreantes, a capixaba Mariana Nagem Santos Neves conquistou o primeiro lugar, seguida por Caetano Fidalgo Leal e Caio Carneiro Cavalcanti de Albuquerque, do Iate Clube de Brasília.

VEJA FOTOS DA TAÇA CIDADE DE VITÓRIA:

Cesar Sartório
Cesar Sartório
Cesar Sartório
Cesar Sartório
Cesar Sartório
Cesar Sartório
Cesar Sartório
Cesar Sartório

SEDE DO CAMPEONATO BRASILEIRO EM 2025

Reconhecido pela tradição na formação de atletas de vela, o Iate Clube do Espírito Santo se prepara para mais um marco em sua história. Em janeiro de 2025, Vitória será sede da 53ª edição do Campeonato Brasileiro de Optimist, uma das maiores competições de vela do País.

"Estamos esperando cerca de 300 atletas para essa competição nacional, e muitos dos que participaram agora vieram para se familiarizar com a raia de Camburi", contou o comodoro do Ices, Fabiano Pereira, animado com a expressiva presença de competidores dessa classe na Taça Cidade de Vitória: "Será um grande evento para a cidade e para o esporte. Desde 2017, quando sediamos o campeonato pela última vez, estamos investindo continuamente para oferecer a melhor estrutura possível".

PORTA DE ENTRADA NA VELA

A classe optimist é conhecida por ser a porta de entrada para jovens velejadores, já que as embarcações são projetadas para facilitar o aprendizado de crianças e adolescentes.

"A optimist é essencial para a formação dos futuros atletas. Ela ensina as principais habilidades da vela de forma prática e divertida", afirma o diretor de vela do Ices, Victor dos Santos Neves Filho.

É na classe optimist que o Iate Clube atua em projetos voltados à formação de novos talentos, como a "Escolinha de Vela" para associados e o programa "Vela Para Todos", em parceria com a Prefeitura de Vitória. Este último, oferece educação esportiva para cerca de 120 crianças e adolescentes por ano na região de São Pedro.