Games

Vampire Survivors ganha versão mobile para evitar versões alternativas

Roguelike de sucesso do Steam, o jogo traz mecânicas e gráficos simples porém muito divertidos

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória

Poncle, desenvolvedor de Vampire Survivors, teve que portar e lançar rapidamente o seu jogo para android depois que diversas cópias do jogo começaram a surgir. O dev já tinha tentado trazer o game para os smartphones, porém o parceiro da equipe não concordava com a visão de negócios do mobile.

Foto: Xbox

“Logo após o sucesso inicial de Vampire Survivors, comecei a procurar um parceiro de negócios para trabalhar em uma versão móvel do jogo”, confessa Poncle em um novo blog do jogo em sua no Steam. “Infelizmente, ninguém com quem falei concordava com a monetização que eu tinha em mente para a plataforma: não predatória.”

Após conversas com possíveis parceiros, versões cópia do jogo começaram a pipocar. Não jogos parecidos: mas o próprio jogo, com apenas uma ou outra modificação.

“Isso nos forçou a lançar o jogo para dispositivos móveis o mais rápido possível e colocou muito estresse na equipe de desenvolvimento, que nem deveria se preocupar com dispositivos móveis em primeiro lugar.”

A versão mobile do game foi lançada para iOS e Android no início de dezembro de 2022, porém com algumas faltas: os servidores em nuvem, que sincronizam os saves das versões "normais" ainda não estão ativos. Poncle ainda garante que o jogo terá o recurso, mas que a falta de equipe pode atrasar a chegada do recurso por um tempo.

A versão mobile de Vampire Survivors é completamente gratuita, com opção de visualizar anúncios no final de cada estágio para conseguir mais itens, ouro ou mesmo para reviver o personagem durante a 'run'.

Poncle também garantiu que o jogo terá mais DLCs futuramente, além de updates gratuitos com mais mecânicas, armas e personagens.