Emulador Dolphin não será lançado no Steam após advertência da Nintendo
Nintendo alega violação a direitos autorais e Valve retira o lançamento do emulaodr
Os planos de lançamento do emulador Dolphin na plataforma Steam foram cancelados, conforme anunciado anteriormente em março.
Embora o emulador exista há anos e seja utilizado por uma comunidade de entusiastas que buscam desfrutar dos jogos do Wii e Wii U com melhor qualidade no PC, a perspectiva de disponibilizá-lo na Steam chamou a atenção da Nintendo, que enviou um aviso à Valve.
►► Quer receber notícias, novidades e promoções do universo GAMER de forma 100% gratuita? Participe agora do nosso grupo de WhatsApp!
A página do emulador chegou a estar disponível na Steam, porém foi removida posteriormente. O aviso emitido pela Nintendo, divulgado pelo PC Gamer, alertou a Valve de que o emulador viola os direitos de propriedade intelectual estabelecidos pelo Digital Millennium Copyright Act (DMCA).
Em teoria, os emuladores são legais, porém o uso de cópias ilegais de jogos nos emuladores configura uma infração. No entanto, parece que o emulador Dolphin utiliza chaves criptográficas da Nintendo para decifrar as ROMs e permitir a emulação, o que por si só viola os direitos da empresa.
Dessa forma, embora a emulação em si não seja ilegal, o emulador em questão comete infrações para torná-la possível. Essa é a alegação da Nintendo. Os responsáveis pelo Dolphin afirmaram que estão explorando outras opções e fornecerão uma resposta mais detalhada no futuro.