Games

Review: The Legend of Tianding, um ótimo jogo de ação, luta e plataforma

Remake de um jogo em flash, jogo é uma ótima opção para quem gosta de jogos de ação e plataforma em 2D

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: Xbox

Gosto especialmente quando tenho a oportunidade de assistir a um filme ou jogar um game baseado em uma interpretação exagerada de um herói folclórico local, como muitos filmes chineses e outros tantos indianos o fazem (como o incrível RRR). A Lenda de Tianding é um caso semelhante, embora não tão exagerado. Este side-scroller envolvente é baseado na figura real de Liao Tianding, conhecido como "o Robin Hood taiwanês" (eles o chamam assim no jogo), que lutou contra o colonialismo japonês no início de 1900.

Remake?

A primeira coisa a saber sobre A Lenda de Tianding é que é, na verdade, um remake… de um jogo que foi feito em Flash. Em 2004, um site chamado Newgrounds tinha milhares de animações e jogos em Flash, produzidos por gente do mundo todo. E desenvolvedores taiwaneses lançaram um game chamado Shényǐng Wúzōng Liào Tiāndīng, um game que levava a tecnologia até os seus limites.

E agora, 19 anos depois, os desenvolvedores resolveram revivê-lo com melhores gráficos, músicas e muito mais conteúdo do que era possível em Flash. Lembrando que navegadores atuais não suportam mais a tecnologia.

Contexto Histórico

O jogo se passa em 1909, em uma cidade chamada Dadaocheng, durante o domínio colonial japonês da ilha de Taiwan. A brutalidade policial é comum, e indivíduos corruptos usam suas conexões com os colonizadores em benefício próprio. Enquanto isso, a população sofre com a pobreza, a fome e o aumento da criminalidade. Taiwan não é exatamente o melhor momento e lugar para desfrutar da vida. No meio de tudo isso, há um jovem chamado Liao Tianding, uma figura rebelde que dedica sua vida a livrar Taiwan da corrupção, enquanto rouba dos ricos para dar aos pobres. Como mencionado anteriormente, um Robin Hood taiwanês.

E os gráficos?

The Legend of Tianding traz uma direção de arte ótima, colocando o jogo como se fosse uma grande história em quadrinhos interativas, no estilo mangá. As cores, personagens e cenários todos se adequam ao estilo, trazendo cores vivas e personagens interessantes. 

Jogabilidade

O jogo tem diversos estágios que se passam para contar sua história. A primeira fase é um grande esgoto, aonde devemos navegar, utilizando os movimentos aprendidos, explorar e enfrentar diversos inimigos.

A jogabilidade 2D é bem interessante e fluída, em que movimentos de combate também servem para superarmos obstáculos dos cenários e também encontrarmos itens escondidos. O jogo é um grande 'plataforma 2D' com combates e exploração.

Combate

Pense que Tianding pode lutar com diversos golpes que mudam conforme a direção apontada. E o mais legal: o herói pode também utilizar as armas dos inimigos. Com muita ação, no meio do combate mude de arma e tenha movimentos completamente diferentes dependendo da arma empunhada.

Isso faz o jogo ser muito divertido, já que um machado é completamente diferente de um bastão, mudando a velocidade, alcance e o poder dos golpes desferidos.

Os Seguidores do Lendário Tianding

Quando vi pela primeira vez The Legend of Tianding, achei que o jogo seria "mais um jogo" apenas. Mas o jogando, vi todo seu potencial de ser um jogo divertido e bem satisfatório. A minha reclamação apenas vai para o fato de não podermos pular cutscenes. Isso é algo que pode ser modificado em uma pequena atualização e que todo jogo deveria oferecer para aqueles que (como eu) tem pouco tempo para jogar. De resto, as avaliações muito positivas no Steam não são à toa.

Nota: 8/10

►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!