Games

Sites com pirataria para Nintendo Switch são bloqueados após ordem judicial

Provedoras de internet deverão bloquear os sites para evitar download de jogos de Nintendo Switch

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória

A Nintendo conseguiu vitória na justiça do Reino Unido contra sites que distribuem as chamadas ROMS (arquivos com os jogos) de seus jogos de Nintendo Switch. 

Seis operadoras de internet da região deverão bloquear totalmente o acesso de domínios que direcionem para os sites que distribuem jogos de Nintendo Switch, podendo ser baixados pelo navegador ou diretamente no console desbloqueado.

Foto: Google

A Nintendo também demonstrou preocupação quanto aos advertisements (propagandas que aparecem no site em banners ou pop-ups) que mostram sites de conteúdo adulto explícito durante o processo de download.

A juíza Joanna Smith em sua decisão citou:

Não há base plausível para supor que o uso das marcas seja meramente descritivo; eles estão sendo usados ​​para denotar (falsamente) a origem dos jogos e, assim, direcionar o tráfego para os sites com a finalidade de obter lucro. Isso não está de acordo com a prática honesta.

A juíza também recusou que os provedores continuassem a permitir o tráfego para os domínios, já que isso "quebraria o balanço" entre os direitos de propriedade da Nintendo e do público.

Espanha, Itália e Portugal já tem resoluções semelhantes e agora os sites foram  também denunciados ao governo dos EUA.