Games

Testamos a ASRock RX 6600 XT Challenger D com 8GB

Placa ideal para resoluções intermediárias entre os 1080p e 4K

Fagner Martinelli Ferreira da Fonseca

Redação Folha Vitória
Foto: ASRock/Divulgação

Não há componente em um PC Gamer que tenha tido o seu valor mais inflado que as placas de vídeo. Tendo aumentado até 300% nos últimos dois anos, é a responsável pelo preço de um bom PC para jogos estar cada vez mais distante da realidade dos gamers brasileiros.

Pressionando o preço desses componentes estão os fatores relacionados a fabricação resultantes da Pandemia, taxação superior no fogo cruzado da guerra comercial entre China e EUA e claro, o proeminente mercado de “mineradores” de cripto moedas que usam as placas de vídeo para criar esse item de especulação duvidoso mas que tem seu mercado aquecido e gerando lucros.

Com a linha de alta performance atingindo valores que podem chegar aos 30 mil reais, placas intermediárias, mesmo ainda caras, podem ser a solução para jogar com qualidade mantendo o orçamento relativamente controlado.

As placas de vídeo da AMD baseadas na tecnologia RDNA2 chegaram a algum tempo com a promessa de ser um produto com bom custo-benefício, entregando alta performance e sem exigir tanto investimento.

Testamos uma intermediária “envenenada” com um toque de overclock de fábrica da ASRock, a RX 6600XT Challenger D de 8GB e vamos dar a você uma ideia do que ela pode fazer.

A RX 6600 XT Challenger da ASRock:

Foto: ASRock/Divulgação

Construída em uma placa de fibra de vidro de alta densidade, contando com uma boa camada de cobre o que garante um produto com menor temperatura, a Challenger D usa apenas componentes premium. Seus capacitores tem vida útil de pelo menos 12 mil horas o que significa que você poderia jogar 8 horas por dia, todos os dias, por mais de 4 anos sem parar e o produto ainda estaria dentro da estimativa mínima de vida útil da fabricante.

A placa conta com 8GB de memória GDDR6 conectada a GPU por um barramento de 128Bits, suficiente para texturas em alta qualidade atentando a proposta do produto.

Foto: ASRock/Divulgação

Testes:

Como testes em PCs "ultra poderosos" são lugar comum, resolvemos variar e testar a placa em um computador que, apesar de muito bom, já está um pouco atrás dos lançamentos. Queremos ver como ela se sai em um upgrade para um PC que você já tem em casa por exemplo.

Os testes foram feitos em um Ryzen 7 2700 com 16GB de memória DDR4 3200MHz, um típico PC Gamer de 2019. Resultados similares são esperados em processadores Intel i7 da linha 7000 e 8000 e ela deve render um pouco mais em CPUs mais recentes, como as linhas de 9000 a 12000 da Intel das classes i5 e i7 assim como nos novos Ryzen 5 e 7 das linhas 3000 e 5000.

Como vamos ver, se você joga com um monitor FullHD a placa é suficiente para sustentar margens acima de 80 FPS na maioria dos jogos, mesmo os mais recentes e em configurações que vão do Ultra até a personalização “tudo no máximo”.

Horizon Zero Dawn

Foto: André Loyola

O sucesso da Sony foi executado de forma personalizada para as melhores opções gráficas, em 1080p atingimos 14609 pontos no testes de desempenho com uma média de 75 FPS. Considerando as métricas de CPU e GPU que o teste detalha podemos deduzir que a CPU já um pouco antiga demonstra algum gargalo nesse cenário, o que significa que você pode esperar médias melhores caso esteja montando um PC novo ou já tenha um processador de uma das gerações mais novas.

Gears of War 5

Foto: André Loyola

O último título da icônica franquia da Microsoft exige mais do GPU que da CPU, nesse cenário com todas as opções gráficas em “ULTRA” e o que é possível selecionado em modo “INSANO” e “ILIMITADO” ou seja, nas condições mais exigentes, o game manteve uma média de 85 FPS como demonstrado abaixo. 

Aqui a CPU não parece ter tido tanto impacto, o que significa que o desempenho não deve escalar tanto em um sistema mais novo, apesar de que ganhos sempre vão acontecer.

Forza Horizon 5

Foto: André Loyola

Recém-lançado, o game de corrida é o jogo com as maiores notas da crítica e do público em 2022. Com qualidade gráfica impecável as belas paisagens do México recebem alterações dos elementos como vento e chuva além de tudo que vem com o clima de cada estação do ano.

A RX 6600 XT manteve o game no padrão gráfico Ultra em 1080p acima dos 80FPS entregando uma jogabilidade fluída e recompensadora.

Temperatura:

Trabalhando na faixa dos 50 a 55 graus, placa se manteve a temperatura estável durante todo o teste sem nenhum ruido que incomodasse mostrando a solidez do projeto da ASRock para esse modelo.

Foto: ASRock/Divulgação
Design que maximiza fluxo de ar

A Challenger D conta com um tipo especial de ventoinha capaz de um fluxo de ar maior mesmo com menor número de rotações além de uma camada de cobre no corpo da placa e um sistema inovador de dissipação por heatpipe que contribuem para esse resultado.



Avaliação geral:

Percebemos que o produto é adequado a qualquer gamer que queria jogar em qualidade máxima em resolução de até QuadHD (1440p) onde ela deve sustentar a desejada faixa dos 60FPS.

Se você preferir altíssimas taxas de FPS, para games como Overwatch e Counter Strike, algo desejável em competições online, você pode reduzir a qualidade gráfica e manter a resolução do game em no máximo 1080p. A expectativa é que ela possa escalar suas taxas de FPS muito bem nesse formato de uso podendo.

Encontrada no mercado entre 4 e 4,5 mil reais a RX 6600 XT Challenger D sem dúvida é uma candidata a integrar um setup gamer bem escolhido para jogar em qualidade máxima com resoluções de 1080p a 1440p, além de aceitar rodar alguns games recentes em 4K se o usuário não se importar em diminuir a qualidade gráfica para mais próxima da qualidade “média”.


Especificação completa:

RX6600XT CLD 8GO
Frequência: GPU / Memória
Clock Melhorado: Até 2593 MHz / 16 Gbps
Clock de Jogo: Até 2382 MHz / 16 Gbps
Clock Base: 2000 MHz / 16 Gbps

Arquitetura e compatibilidade:
7nm AMD Radeon™ RX 6600 XT
8GB GDDR6
AMD RDNA™ 2 Architecture
DirectX 12 Ultimate
PCI® Express 4.0 
1 x 8-pinos Conector de energia
3 x DisplayPort™ 1.4 with DSC / 1 x HDMI™ 2.1 VRR

Características da contrução:
D DESIGN COM VENTOÍNHA DUPLA
Striped Axial Fan
Ultra-fit Heatpipe
Espelho Traseiro Elegante em Metal
Resfriamento Silencioso 0dB
Super Alloy Graphics Card

Você pode acessar o site do fabricante clicando AQUI


Palavra do leitor:

André Loyola, leitor do Folha Vitoria colaborou com a matéria e captou algumas imagens para ilustrar os testes.

"A placa é extremamente fria e estável, como usuário de Radeons, sei que a AMD costuma ir melhorando a performance da placa com o passar dos anos com updates de drivers e tenho uma boa expectativa em relação ao futuro desse modelo" comentou.

Para fechar, agradecemos ao leitor André Loyola pela captação das imagens e opinião sobre o produto.

Pontos moeda