Sea of Stars remove NPC baseado em YouTuber após acusações de fraude
Jirard Khalil está sendo substituído para manter "um espaço positivo e otimista" no RPG
Sea of Stars, o belíssimo RPG de turnos do estúdio indie Sabotage Studio, está substituindo um personagem baseado no YouTuber Jirard Khalil, conhecido como "The Completionist". A decisão vem após investigações sobre a Open Hand Foundation, ONG da qual Khalil era membro do conselho até recentemente, levantar questionamentos sobre o uso de doações.
O estúdio, premiado como melhor Jogo Independente por Sea of Stars no The Game Awards, afirmou que "chegou a essa decisão após monitorar cuidadosamente os eventos das últimas semanas". Sea of Stars é um dos melhores RPGs do ano, repleto de arte e animação incríveis, uma história divertida e calorosa com personagens cativantes, combate estratégico inteligente e uma trilha sonora fantástica. Porém, a inclusão de um personagem baseado em Khalil, chamado "Jirard the Constructionist", se tornou controversa devido às notícias envolvendo a Open Hand Foundation.
Em novembro, os YouTubers Karl Jobst e Mutahar "SomeOrdinaryGamers" Anas publicaram vídeos alegando que a Open Hand Foundation, fundada pelo pai de Khalil, acumulou mais de US$ 600 mil em doações desde 2014, mas ainda não as havia repassado a organizações que combatem o Alzheimer. Estas doações incluíam as arrecadadas durante os eventos IndieLand de Khalil.
LEIA TAMBÉM ► GTA 6: Fãs recriam trailer em GTA 5, revelando grande salto gráfico
Em resposta, Khalil negou qualquer fraude e afirmou que "as verbas arrecadadas pelo IndieLand e pela Open Hand Foundation estão seguras, contabilizadas e foram doadas". Ele compartilhou um post da Association for Frontotemporal Degeneration confirmando o recebimento de US$ 600 mil para acelerar a cura do Alzheimer e melhorar a qualidade de vida de pacientes.
Apesar disso, o CEO da Sabotage Studio, Thierry Boulanger, anunciou no Discord que um patch substituirá o personagem de Khalil em Sea of Stars.
"Chegamos a essa decisão após monitorar cuidadosamente os eventos das últimas semanas", diz Boulanger. "Não cabe a nós julgar, mas priorizamos manter um espaço positivo e otimista que reflete o espírito das nossas intenções, criativas ou não."
LEIA TAMBÉM ► Review: The Sims 4 Aluga-se deixa o jogo muito mais divertido
A decisão de remover o personagem é controversa, com alguns apoiando a preservação da arte separada do artista, enquanto outros consideram a medida necessária para o "espaço positivo" mencionado pelo estúdio. A polêmica, infelizmente, acaba obscurecendo as qualidades de Sea of Stars como um RPG excepcional.
►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!